Sorocaba é sede do II Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas realizado nesta sexta-feira (11)

Sorocaba foi, mais uma vez, sede de um importante evento de repercussão nacional. Foi realizado, nesta sexta-feira (11), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, o II Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas, tendo como palestrante o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania do Governo Federal, Dr. Quirino Cordeiro Jr.

Este é um tema extremamente relevante, ao qual estamos dedicados desde o início desta Administração Municipal. Um dos nossos objetivos é poder desenvolver aqui, futuramente, o Centro Terapêutico Municipal, para cuidar, em nosso município, de pessoas com problema de dependência química”, revelou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

O chefe do Executivo sorocabano destacou, ainda, o empenho que tem sido feito para mudar essa realidade em Sorocaba, algo comum a todos os grandes centros urbanos. “No passado, chegamos a identificar na cidade 52 pontos de tráfico, que ficaram conhecidos como minicracolândias. No momento, existem sete, e estamos atuando arduamente para combatê-las. Estamos atentos, também, ao tratamento e recuperação dessas pessoas. Por isso, na próxima semana, vamos conhecer um centro terapêutico em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que vem desenvolvendo um trabalho de sucesso nessa área e que poderá servir de referência para nós”, completou.

O II Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas recebeu inúmeras autoridades, representantes de instituições e pessoas ligadas à causa do combate às drogas.

Compuseram a frente de honra do evento, além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário nacional Dr. Quirino, a promotora da Infância e Juventude do Ministério Público de São Paulo, Cristina Palma; o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa; o controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia; e o vereador Fabio Simoa. Igualmente prestigiaram o fórum o secretário da Educação, Marcio Carrara; a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Henrique de Agrella; o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Magnaldo Leme Barbosa; o Delegado da Polícia Civil José Urban Filho; o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, Tenente-coronel Hugo Araújo dos Santos; o Diretor do Deinter-7 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo), Weldon Carlos da Costa; e vereadores da região.

A Banda Regimental do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), sob a regência do sargento Fabiano, tocou o Hino Nacional e o Hino da cidade de Sorocaba, *cantados pelo aluno da rede pública de ensino, Wiliam Matheus Siqueira Santos*, além de outras canções que antecederam a abertura do evento.

Durante sua palestra, Dr. Quirino destacou a importante parceria entre o município e a instância federal na frente de combate à dependência química. “Já, no primeiro fórum realizado aqui, em Sorocaba, do qual tive o prazer de participar, foi muito importante encontrar esse público interessado em adquirir mais conhecimento sobre o tema. É importante lembrar que foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica, entre o município e o Governo Federal, e já estão sendo colocadas em prática as ações visando alcançar os objetivos estabelecidos. São iniciativas que buscam tornar ainda mais efetivo o combate às drogas. Outro aspecto relevante desse Acordo é poder proporcionar capacitação aos profissionais que trabalham nessa área. E a própria realização do fórum está de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Nova Lei de Drogas, de 2019”, afirmou o secretário nacional.

II Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas também foi transmitido, ao vivo, pelas mídias sociais oficiais (@prefeituradesorocaba) e pelo canal oficial da Prefeitura de Sorocaba no YouTube (/prefeituradesorocaba). O conteúdo divulgado permanece disponível aos interessados.

Fotos: Michelle Alves – Secom

 


Cidadania – Agência de Notícias