Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Sorocaba reúne-se com Fatec e Uniso para discutir melhorias ao setor agrícola da região

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Sorocaba (CMDRS) reuniu-se, nesta quarta-feira (9), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), com representantes da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec) e da Universidade de Sorocaba (Uniso), para discutir melhorias ao setor agrícola de Sorocaba e região.

No encontro, estiveram presentes representantes da Sedettur, do Escritório de Desenvolvimento Rural de Sorocaba (EDR), da Central de Cooperativas de Produção Rural e Abastecimento (CCPRA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na oportunidade, o professor e coordenador do curso de Manufatura Avançada da Fatec, Samuel Mendes Franco, apresentou o Laboratório de Ideias da faculdade, que visa reunir alunos dos diferentes cursos da unidade para integrá-los na busca por novas ideias. Apresentou, ainda, o case “A Horta 4.0” e falou dos benefícios que a Indústria 5.0 pode trazer à agricultura regional.

Já, a professora Dra. Berta de Castro, que coordena o grupo de alunos do curso de Engenharia Agronômica da Uniso, apresentou o projeto de cultivo de pimenta e batata-doce orgânicas, que vem sendo desenvolvido pela universidade em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“É fundamental incentivar o fomento da atividade do agricultor familiar, tanto em Sorocaba, como na região, pois são eles os responsáveis por grande parte do abastecimento de alimentos em nosso município”, conclui a chefe de Seção de Agricultura e Abastecimento da Sedettur, Jackeline Maurício dos Santos.


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias