Durante o trabalho das equipes do programa “HumanizAção”, ao longo do dia e no período noturno de quarta-feira (9) até a madrugada desta quinta-feira (10), foram realizadas abordagens sociais em 26 diferentes pontos da cidade. No total, 69 pessoas foram identificadas durante a ação, sendo que 28 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceira da Prefeitura de Sorocaba nessa iniciativa social.
Ao longo do dia e no período noturno, as ações abrangeram os seguintes endereços: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Av. Afonso Vergueiro, proximidades do Cemitério da Saudade, Avenida Itavuvu, Rua Humberto de Campos, Rua Pedro Sunica Neto, Rua Hildebrando C. Scenic, bairro do Éden, Avenida São Paulo e Rua Campos Salles. Nesses pontos, 45 pessoas receberam a abordagem especializada, sendo que 18 aceitaram o atendimento social.
Durante a madrugada, a equipe do “HumanizAção”, juntamente com a Coordenadoria de Combate ao Álcool e Outras Drogas, percorreram os seguintes locais: Avenida Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Avenida General Carneiro, Avenida Moreira César, Largo do Divino, Praça Frei Baraúna, Praça Cel. Fernando Prestes, Rua São Bento, Rua da Penha, Boulevard Braguinha, Rua Maylaski, Av. Afonso Vergueiro, proximidades do Viaduto Jânio Quadros e do Cemitério da Saudade e Rua Comendador Oetterer. Nesses locais, 24 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que dez aceitaram o serviço social especializado.
Realizado diariamente na cidade, o programa “HumanizAção” é coordenado pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), com o apoio do SOS, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. No SOS, todos os assistidos recebem alimentação completa, cuidados de higiene, roupas e toalhas limpas, além de poderem pernoitar no local.
Como ajudar
Os munícipes podem continuar colaborando com o programa municipal, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Ainda, é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias