Prefeitura realiza diversas ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Sorocaba, por meio de suas várias Secretarias e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou uma série de ações em celebração à data e homenageando as mulheres.

Dentre as ações voltadas à população, diferentes unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) realizaram atividades especialmente preparadas para as mulheres atendidas. A equipe do CRAS Aparecidinha iniciou as celebrações na segunda-feira (7), buscando promover a interação social entre as mulheres do grupo e questões relacionadas à cidadania ativa, fortalecendo a autoestima e o autocuidado. Durante o encontro, foram confeccionados porta-lixas que serão distribuídos às mulheres que visitarem o espaço.

No CRAS Cajuru, as ações tiveram início nesta terça-feira (8), com a atração Cine Pipoca, apresentando o filme “A Vida de Maria”. Enquanto isso, as atividades de beleza e os cuidados com o corpo foram o foco das atividades no Centro de Referência da Mulher (Cerem), desde segunda. As mulheres que são atendidas no local tiveram corte de cabelo gratuito e outros cuidados de beleza, promovidos por uma equipe parceira que realizou o trabalho de forma voluntária.

Já, no Concilia Sorocaba, serviço de assessoria jurídica gratuita para a população, ligado à Secretaria de Governo (Segov), todas as mulheres que foram atendidas no seu dia especial receberam uma flor. As funcionárias e voluntárias do programa, por sua vez, ganharam também uma rosa de chocolate cada uma.

Na unidade CRAS João Romão, as ações acontecerão na quinta-feira (10), com uma interação que tem como tema “Transformando sua história de vida em arte”, contando com a participação do grupo de alunos de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Programação especial para a melhor idade

Para as mulheres acima de 55 anos, foram oferecidas várias atividades na Chácara e no Clube do Idoso, que começaram logo pela manhã desta terça-feira. Na Chácara, o primeiro evento foi uma palestra com o professor Ricardo Ricca, que abordou o tema “Empoderamento Feminino na Terceira Idade”. Também houve uma apresentação musical de violões em homenagem às mulheres.

Já, no Clube do Idoso, o público feminino atendido teve a oportunidade de participar de aulas de dança com forró e músicas dos anos 60. Muitas foram vestidas a caráter para entrar no clima musical.

Também houve palestra sobre a prevenção e os cuidados com os pés e pés diabéticos, com a profissional de saúde Flávia Setti e, ainda, massagem relaxante para senhoras, com a massoterapeuta Adriana Novaes. Finalizando a agenda especial, houve uma roda de conversa sobre “Envelhecimento da Mulher”.

Servidoras da Prefeitura também foram homenageadas

Ao longo do dia 8 de março, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) distribuiu bombons de chocolate para as servidoras que atuam em todas as pastas. Na Secretaria de Comunicação (Secom), além disso, cada servidora recebeu um ramalhete de flores.

Mulheres na Segurança Urbana

As profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) também tiveram programação especial neste Dia Internacional da Mulher, começando com um delicioso café da manhã oferecido a todas as participantes. Em seguida, houve palestra sobre “Saúde da Mulher”, ministrada pela fisioterapeuta Aline Alcoforado, com ênfase no autocuidado. Durante o evento, estiveram presentes os secretários municipais Cel. Vitor Gusmão, de Segurança Urbana (Sesu), e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), além do Comandante-Geral da GCM, Henrique de Agrella. Ao longo das atividades, também foram distribuídas lembrancinhas às participantes, houve sorteio de brindes, ações de beleza e estética, exposição de artesanato, entre outras atrações para o dia.

Fotos: Bruno Rodrigues – Secom e Divulgação


Segurança – Agência de Notícias