Com colaboração da população, “HumanizAção” acolhe 38 pessoas em situação de rua nesta sexta-feira (25)

Nesta sexta-feira (25), as equipes do programa “HumanizAção” percorreram 13 pontos da cidade e abordaram 62 pessoas em situação de rua. Destas, 38 aceitaram receber acolhimento na entidade SOS (Serviço de Obras Sociais), onde são oferecidos serviços, como: alimentação completa, cuidados de higiene, banho, roupas limpas e pernoite.

A iniciativa municipal tem como intuito ofertar cuidados essenciais e proporcionar a essas pessoas chances reais de mudança de vida e de reinserção à sociedade, inclusive buscando oportunidades de trabalho e o reencontro com a família de origem, sempre que isso for possível e desejado.

O trabalho das equipes, nesta sexta-feira, ocorreu nos seguintes locais: Centro de Triagem, Praça Dom Tadeu Strunck, CADQ (Centro de Atenção ao Dependente Químico), Cemitério da Saudade, UPH Zona Norte, Rua Moreira César, Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna e Rodoviária.

Com a colaboração da população, profissionais do programa também se deslocaram para fazer abordagens sociais nos pontos: Rua Araraquara, Praça dos Tropeiros, Avenida Américo Figueiredo, além das regiões do Parque da Biquinha e da Escola Municipal “Matheus Maylasky”. Apenas neste último local, as equipes encontraram duas pessoas em situação de rua, que, infelizmente, não aceitaram o acolhimento no SOS.

O programa municipal é feito de forma integrada, reunindo profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Serviço de Obras Sociais, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Para colaborar, os munícipes podem informar os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Também é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

 

Foto: GCM/Arquivo

Cidadania – Agência de Notícias