As ações do Programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (25), estiveram concentradas em bairros na Zona Norte da cidade. As visitas ocorreram no Jardim Santo André 2, Parque Vitória Régia 2, Comunidade Santa Luiza e Vila União. A exceção ficou para o Residencial Chácara Três Marias, localizado na Zona Leste.
A equipe da Administração Municipal ouviu as demandas da população e anunciou melhorias em diferentes áreas, sobre tudo quanto à legalização de imóveis, revitalização de praças e melhorias viárias. “Focamos, primeiramente, nas prioridades de cada localidade e trazemos as soluções. Aos poucos, vamos colocando ‘a casa em ordem’, visitando todos os pontos da cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
A ação contou, ainda, com a participação dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu) e Vinicius Rodrigues (Saúde – SES), além da secretária interina da Cidadania (Secid), Ana Cláudia Fauazdo; do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; doa vereadores João Donizeti e Vitão do Cachorrão, do assessor do vereador Fausto Peres, Rinaldo Nunes, e do assessor do deputado federal Marcos Pereira, Caio Oliveira.
Chácara Três Marias
O programa teve início pela Chácara Três Marias, na Zona Leste da cidade. Pavimentação de ruas e melhoria da rede de iluminação e no transporte público. Estas foram as demandas apresentadas pelos moradores locais.
A Prefeitura fará um projeto preliminar, em 30 dias, para identificar as vias a serem pavimentadas e levantar os custos. Depois disso, a intenção é programar a execução do serviço, financiado por meio de recurso internacional já aprovado pela Câmara Municipal.
Antes, porém, em 15 dias, a Serpo realizará um mutirão no bairro para troca de lâmpadas queimadas e manutenção da iluminação pública.
Paralelamente, a Urbes anunciou a ampliação do itinerário da Linha Cajuru, em dois quilômetros, para atender a comunidade dessa região da cidade. “Inclusive, no novo ponto final da linha, será instalado abrigo coberto, para melhor acomodar os usuários”, complementou o diretor-geral da Urbes.
Jardim Santo André 2
A segunda parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Santo André 2, na Zona Norte.
A ampliação da rede de drenagem, com a instalação de mais quatro bocas de lobo, foi a principal demanda dos moradores e será providenciada nas Ruas Trovador Candini e Adelaide Lamberti. Esta última também ganhará lombada, em 15 dias, para coibir abusos de velocidade.
A praça junto ao córrego do bairro será revitalizada pelo Poder Público, incluindo a instalação de iluminação com lâmpadas de LED e playground. “Estamos precisando, mesmo, de melhorias aqui, na praça. Tem academia ao ar livre, mas não dá para usar à noite, porque não tem luz. É muito escuro”, disse a comerciante Helena Catarino, de 50 anos de idade, e moradora do Jardim Santo André 2, há 22 anos.
A Serpo providenciará, ainda, a colocação de gradis para evitar que motoristas possam invadir o perímetro da praça, a partir da Avenida Ulysses Guimarães, colocando em risco as crianças que costumam brincar nessa área de lazer.
Parque Vitória Régia 2
A terceira parada da equipe do programa foi no Parque Vitória Régia 2, ainda na Zona Norte de Sorocaba.
Moradores do bairro pediram a construção de calçada e a instalação de playground e academia ao ar livre, mais a limpeza de área verde em trecho próximo à Rua Aparecida Levy Altura. A solicitação será atendida em 90 dias.
Na ocasião, também foi anunciado o início da revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia, previsto para este mês de março.
Ainda, uma Comissão de moradores foi montada para participar de reunião na Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), a fim de discutir a viabilidade de regularização de imóveis do bairro.
“Sonho com isso há mais de 30 anos e estou esperançosa que, agora, vou ter a escritura da minha casa”, comentou a moradora Benedita da Silva Mota, que recebeu os parabéns de toda a equipe da “Prefeitura de bairro em bairro”, pelo aniversário de 70 anos, nesta sexta-feira.
Comunidade Santa Luiza
A quarta parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi na Comunidade Santa Luiza, na Zona Norte.
Atendendo ao pedido dos moradores, a Prefeitura já iniciou a regularização das ruas de terra da comunidade, para facilitar o trânsito de veículos. O serviço terá continuidade a partir da próxima quarta-feira (2).
A Administração Municipal ainda reiterou que planeja fazer a desapropriação da área, que já foi declarada como de interesse social e é alvo de disputa judicial, a fim de promover melhorias de infraestrutura e, posteriormente, regularizar os imóveis àqueles que estão vivendo no local atualmente.
Vila União
A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi na Vila União, na Zona Norte. A legalização de imóveis da comunidade também foi o assunto principal nessa visita, pois é a reivindicação número um dos moradores.
A Prefeitura reforçou que se articula para desapropriar a área que é motivo de disputa judicial e já foi declarada como de interesse social. A partir da retomada dos imóveis pelo Poder Público, o objetivo é dotar a comunidade de infraestrutura, como água, esgoto, energia elétrica e pavimentação, para, depois, regularizar os lotes às famílias que vivem ali.
“Enquanto isso, para minimizar os transtornos dos moradores quanto às ruas de terra, seja por poeira ou lama, na próxima segunda-feira (28), a Serpo fará o patrolamento dessas vias”, apontou o secretário da pasta.
Prefeitura de bairro em bairro
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.
Mais de 90 bairros já foram atendidos, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.
Urbes – Agência de Notícias