Equipes do “HumanizAção” intensificam os trabalhos até as 2h desta sexta-feira (25) e acolhe 64 pessoas em situação de rua

Do total de 102 pessoas em situação de rua abordadas durante ação do programa social “HumanizAção”, que se intensificou até as 2h desta sexta-feira (25), 64 aceitaram o acolhimento na entidade SOS (Serviço de Obras Sociais). Lá, além do pernoite, todos também tiveram à disposição alimentação completa, roupas limpas e cuidados de higiene.

 

Na Praça Cel. Fernando Prestes e na Rodoviária, as atividades foram realizadas das 8h às 18h, voltando a ocorrer à noite. Nesses locais, foram abordadas 47 pessoas em situação de rua e 21 aceitaram receber atendimento social no SOS.

 

No período noturno, as ações abrangeram também os seguintes endereços: Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, Praça do Bombeiro, Praça Lions, Avenida Pereira Inácio, Jardim Tropical, Praça Frei Baraúna, Avenida Itavuvu, Centro de Triagem, Avenida Afonso Vergueiro, proximidades do Cemitério da Saudade, cruzamento da Avenida Sorocaba com a Alameda Itália, Avenida Paulo Emmanuel de Almeida, Praça Braz Ruiz, Rua Araraquara, Rua Professor Toledo e Rua Cel. Nogueira Padilha. Durante a madrugada desta sexta-feira, ainda foram percorridos os locais: pontilhão Jânio Quadros, Rua XV de Novembro, Rua Maylasky, Rua da Penha e Rua Cônego Januário Barbosa. Nesses pontos, 65 pessoas receberam a abordagem especializada, sendo que 43 aceitaram o acolhimento.

 

No SOS, as pessoas acolhidas são identificadas, bem como suas necessidades mais urgentes. Depois, são oferecidos serviços essenciais, tais como: refeição completa, banho quente, roupas e toalhas limpas e pernoite. Sempre que possível e desejado pela pessoa, também se busca o contato com a família de origem e a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

 

Fazem parte das equipes de abordagem social profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transporte.

 

População pode ajudar

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua e necessitando de auxílio. Os telefones de contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Além disso, quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

 


Cidadania – Agência de Notícias