Prefeitura realiza 3° Mutirão de Empregos Sorocaba no Parque Tecnológico

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Comunicação (Secom) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizou, nesta terça-feira (22), a 3ª edição do Mutirão de Empregos Sorocaba, disponibilizando mais de 3,5 mil oportunidades de trabalho no local, um número recorde até o momento.

Foram atendidas em torno de 1,5 mil pessoas, sendo que perto de 700 foram encaminhadas para vagas de emprego, entre as oportunidades oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e pelas agências especializadas, que somaram 21 participantes, ao todo. Além das agências, três empresas, a SX – Santander, MPJ Montagens Industriais e a TOP Distribuidora, também montaram estandes no espaço, interessadas em recrutar novos colaboradores.

O prefeito Rodrigo Manga, mais uma vez, prestigiou o evento e falou ao público presente. “Sabemos da dificuldade que é, para aqueles que estão desempregados, poder sair diariamente em busca de uma vaga, gastando com passagem de ônibus e alimentação. Por isso, resolvemos fazer essa ação, neste formato, em um local que consegue reunir, ao mesmo tempo, várias agências de emprego e o PAT. Assim, todos encontram mais oportunidades em um único dia e lugar”, disse o chefe do Executivo sorocabano.

Cláudio Aparecido Marques, experiente como soldador, conseguiu encaminhamento para uma vaga em sua área de atuação. “Depois de quase um ano desempregado, estou muito esperançoso com essa oportunidade, que deverá ajudar muito minha família”, revelou.

Amanda Nunes Teixeira conquistou a vaga de atendente. Ela estava, há cinco anos, fora do mercado de trabalho. “Em casa, só meu marido está trabalhando. Mas, como temos três filhos, eu precisava muito conseguir um trabalho também. Estou bastante feliz que deu tudo certo aqui, no Mutirão de Empregos”, ela comentou.

Araldo Pedroso de Brito Neto também comemorou o encaminhamento para uma vaga. “Minha área é a administrativa, como analista fiscal. Saí do último emprego em 2018 e a pandemia atrapalhou bastante. Estou muito animado com essa oportunidade, agora! Só passar na empresa e deixar o currículo não funciona. Vi que aqui, por reunir várias empresas e o PAT, tem mais chances e facilita mais para todo mundo”, comparou ele.

Foram oferecidos, também, 500 treinamentos rápidos durante o mutirão. Ainda, foram entregues 200 vouchers para cursos externos, sendo 150 pela empresa DD máquinas e 50 pela Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedorismo e Negócios).

Estiveram presentes no evento, além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Sedettur, Robson Coivo, o diretor de Área da Sedettur, Bruno Santana, o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, e o vereador Luis Santos, representando a Câmara Municipal de Sorocaba, mais o vereador de Boituva, Anderson Martins, e o diretor de Planejamento Econômico do mesmo município, José Bastazini, que foram conhecer pessoalmente como funciona a iniciativa.

“Os mutirões estão tendo muito êxito em sua proposta de contribuir para a recolocação profissional de muitas pessoas ou facilitar o acesso ao primeiro emprego. Nas duas edições anteriores, foram encaminhadas mais de 3.300 pessoas para oportunidades de trabalho. Vamos continuar com essa iniciativa que, inclusive, tem atraído a atenção de outros municípios. Hoje, por exemplo, recebemos, aqui, o vereador de Boituva, Anderson Martins, além do diretor de Planejamento Econômico daquele município, José Bastazini, que nos procuraram interessados em conhecer como estamos realizando esse processo”, comenta o secretário da Sedettur.

Os participantes inscritos no 3º Mutirão de Empregos Sorocaba, da mesma forma como aconteceu nas outras duas edições, tiveram transporte público gratuito até o local, bastando apresentar o comprovante de agendamento disponibilizado no site da Prefeitura de Sorocaba.

Fotos: Fernando Abreu – Secom


 

Parque Tecnológico – Agência de Notícias