Prefeitura e PTS reúnem empresários e empreendedores em lançamento do Programa de Fomento aos APLs

Com o objetivo de gerar renda, emprego e fortalecer a economia regional, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, lançou, no fim da tarde desta quinta-feira (17), o Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento foi realizado no auditório principal do PTS e reuniu empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos.

A iniciativa, que conta com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), tem como finalidade impulsionar as empresas e startups da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), aumentando a competitividade de todas elas no mercado nacional e expandindo os seus negócios para o exterior.

Presente no evento, o prefeito Rodrigo Manga afirmou que a ação é de extrema importância para alavancar, ainda mais, a economia da RMS, por meio da troca de experiência entre as empresas e para manter a cidade de Sorocaba crescendo como está, na contramão da economia do País. “Mesmo em um momento de pandemia de Covid-19, nós recebemos um investimento de R$ 2 bilhões da iniciativa privada em 2021 e tivemos um crescimento orçamentário percentual de 30%, o maior do Brasil”, revelou.

O presidente do Parque Tecnológico, Nelson Tadeu Cancellara, explicou que o Programa de Fomento aos APLs incentiva a união das empresas. “Os arranjos produtivos locais têm um ponto fundamental: a união, visando que todos se fortaleçam”,  disse. “O mercado global exige excelência e, por meio da troca de experiência, as empresas se firmam e ganham mais espaço no cenário empresarial.”

Atualmente, APLs das áreas de aeronáutica, agronegócio, energias renováveis e metal mecânico estão integradas ao Parque Tecnológico. Elas contribuem para o aumento da competitividade e participam, de forma direta, do desenvolvimento das economias local e regional.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, as empresas integradas aos APLs geram emprego, tributos municipais, melhor qualidade de vida e movimentam toda a economia. “Muito bem-vindo este grande evento! O Ciesp, desde já, se coloca à disposição para ajudar em todo o processo de capacitação dessas empresas e também da mão de obra.”

Além do lançamento do Programa de Fomento aos APLs, o evento contou, ainda, com um encontro de negócios e networking e palestra do economista Marcelo Martinovich, cujo tema foi: “Economia 2022 – Cenários e Tendências”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba, Robson Coivo, complementou: “queremos que os empresários se apropriem dos APLs, pois eles são criados, justamente, para isso. E, nesse processo de união, os empresários colherão os frutos dessa iniciativa.”

Também participaram da solenidade, que observou de forma rigorosa todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato, e a diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Eneide Gama.

 


Parque Tecnológico – Agência de Notícias