Três anos atrás, Todd Scanlon, 32 anos, recebeu um curso de montador de andaimes de seu amigo Martyn Coles em sua empresa, a Coles Scaffolding.
Desde então, seu ‘entusiasmo, educação e atitude profissional’ o tornaram um sucesso entre colegas e clientes.
Meses depois de concluir o curso e se tornar aprendiz, Todd, de Swindon, na Inglaterra, também ganhou uma votação pública e se tornou o “melhor aprendiz do Reino Unido”, graças à sua ‘energia sem limites’ e compromisso.
Agora, ele deve se tornar o primeiro montador de andaimes totalmente qualificado com síndrome de Down no Reino Unido e na Europa como um todo.
Martyn disse: “Nós só queremos mostrar que ele pode fazer isso. Todos têm direito ao trabalho. Não importa se você tem uma deficiência, ou vem de um lar desfeito, ou qualquer outra coisa. Estou mais do que disposto a dar uma chance a todos”.
“Se você o conhece, saberá que ele ama o que faz. Qualquer coisa que você pedir para ele fazer, ele fará. Todd faz todas as mesmas tarefas que nós. Ele prepara as ferramentas para serem carregadas na van e traz todos os acessórios da van em cada local. Ele faz muito. Até agora, não houve limites para o que ele pode ajudar”, complementou.
“Ele fará o que nós pedirmos a ele, e ele se dará muito bem com os outros caras – e ele também dançará assim que colocarmos o rádio em segundo plano enquanto trabalhamos”, brincou Martyn.
O empresário disse que Todd inicialmente ‘pediu muito’ por um emprego ao longo de vários meses até ser admitido, em 2018.
“Gosto de ajudar Colesy. Eu queria ser um montador de andaime porque gosto de ajudar as pessoas. Eu carrego todos os tubos [bastões] – os de 10 pés, os de 16 pés, até os de 20 pés”, explicou.
Agora, Todd foi aceito em um curso pós-qualificatório que fará dele a primeira pessoa no Reino Unido com síndrome de Down a se tornar totalmente certificada nessa área de atuação.
A mãe de Todd, Vicky Scanlon, elogiou Martyn por dar a Todd uma chance onde outros não dariam. “Você ajudou Todd a alcançar tanto, fisicamente, mentalmente, passando em cursos e recebendo prêmios e tudo isso depende de você. A menos que você tenha passado por uma situação como a minha, não consigo explicar o quanto isso significa para mim”, disse.
“Estou muito orgulhosa de Todd, como você sabe, mas também estou muito orgulhoso de você. Acho que a cidade de Swindon deve se orgulhar de você por destacar os problemas que as pessoas com saúde mental e deficiência têm no emprego”, complementou.
Em 2019, Todd disse que queria ser um montador de andaimes “porque é sua coisa favorita de fazer”.
De fato, Martyn elogiou a “grande determinação” de Todd.
A empresa de Martyn adotou o slogan ‘Sem Estigma’, em homenagem a Todd para mostrar que sua deficiência não deve impedi-lo de ter as mesmas oportunidades que os outros.
“Ele vem todos os dias e prova que as pessoas estão erradas”, disse Martyn. “Tê-lo conosco é ótimo, ele é uma boa presença – todos os clientes gostam dele e ele é muito educado. Quando o contratamos, não tivemos nenhuma preocupação. Conheço sua capacidade, mas ele ainda está provando ser melhor do que qualquer expectativa que tenhamos”.
“Tudo o que você coloca na frente dele, ele simplesmente faz. Ele acabou de mostrar que você pode fazer isso com a orientação certa”, concluiu o empregador.
Vicky disse: “Quando Todd estava crescendo, você se acostuma com a ideia de que ele não terá a mesma vida de todos os outros, mas com Martyn fazendo isso por ele, ele está chegando lá. Ele foi além do que eu esperava, ele sai do seu caminho, não sei onde ele encontra tempo”, completou.
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:
Fonte: Daily Mail
Fotos: SWNS
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar