Em meio à pandemia, assistir aulas por videoconferência se tornou uma realidade cotidiana na vida de milhões de estudantes.
Para os professores, a mudança no método como eles ministram suas aulas e levam o aprendizado adiante veio acompanhada de uma série de desafios, como superar problemas relacionados à própria tecnologia, manter a atenção de vários alunos à distância e estabelecer um ambiente educacional estimulante em um espaço virtual pouco aconchegante. Tudo isso com pouca ajuda e apoio do Estado.
Não à toa dizemos que os professores atendem a um chamado genuíno para ajudar a desenvolver jovens mentes. Não se trata de um esforço egoísta, visando o elogio ou o salário (que, claro, continuam sendo importantes).
Por isso mesmo, um grupo de estudantes dos EUA encontraram uma sincera maneira de agradecer, homenagear e surpreender seu professor, que fez tanto por eles durante as aulas ocorridas em período pandêmico.
Em um vídeo viral compartilhado no portal Reddit, podemos ver o professor questionando o porquê das câmeras de todos os alunos estarem desligadas em meio à aula.
“Essa é a nova coisa legal a se fazer – não ligar sua câmera?”, ele inocentemente pergunta durante a videochamada. “Ouvi dizer que em algumas aulas ninguém liga a câmera, inclusive o professor”.
Em meio a dezenas de câmeras desligadas no Zoom, apenas o rosto do educador aparece.
Tentando fazê-los rir, ele pergunta: “Sério, é minha culpa que vocês estão com suas câmeras desligadas?”, questiona, ao que se segue um silêncio constrangedor.
Finalmente, alguém fala. Um aluno diz: “Dr. Brown, na verdade queríamos fazer alguma coisa.”
As câmeras ligam e, em vez de rostos, a tela está inundada de mensagens de gratidão ao Dr. Brown!
Uma das mensagens mais visíveis diz: “Obrigado por fazer a diferença todos os dias”.
Comovido, o Dr. Brown diz: “Ah, vocês… vocês vão me fazer chorar”. E, segundos depois, ele chora.
O vídeo emocionante inspirou outras pessoas a compartilhar suas próprias histórias de gratidão.
“Meu marido é professor… Todos os dias, ele luta pelos alunos. Todo dia. Ele trabalha mais horas do que eu – mesmo que meus turnos sejam de dez horas por dia – e mesmo quando os pais gritam com ele, a administração se recusa a fornecer currículo e, em vez disso, dá trabalho, e a pandemia torna quase impossível manter as crianças envolvidas, ele continua tentando dar a seus alunos a gentileza, empatia e compreensão que eles merecem. Os professores estão fazendo o máximo agora. Por favor, seja gentil com eles”, disse uma internauta.
Pequenos atos de bondade e gratidão fazem toda a diferença, especialmente para os nossos professores! ❤️
Assista ao vídeo:
Fonte: UpWorthy
Fotos: Reprodução / Reddit
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar