Do total de 44 pessoas em situação de rua abordadas na noite deste sábado (29), durante ação do programa “HumanizAção”, 35 aceitaram o acolhimento social na entidade SOS (Serviço de Obras Sociais). Lá, além do pernoite, todos também têm à disposição alimentação completa, roupas limpas e cuidados de higiene.
As abordagens foram realizadas na Praça Coronel Fernando Prestes, na Rodoviária, na Avenida Dr. Américo Figueiredo, no Centro de Triagem, na Avenida Dom Aguirre, na Rua Zoraide de Barros, na Praça Tadeu Tadeu Strunck e na Praça Kasato Maru.
No SOS, as pessoas acolhidas são identificadas, bem como suas necessidades mais urgentes. Depois, são oferecidos serviços essenciais, tais como: refeição completa, banho quente, roupas e toalhas limpas e pernoite. Sempre que possível e desejado pela pessoa, também se busca o contato com a família de origem e a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.
Fazem parte das equipes de abordagem social, profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
População pode ajudar
Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua e necessitando de auxílio. Os telefones de contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid).
Além disso, quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias