Comitê de Desenvolvimento Econômico Regional conhece a Zona Industrial de Salto de Pirapora e o Quilombo Cafundó

Conhecer as peculiaridades de cada município e o que de melhor eles têm a oferecer para os investidores e turistas é um dos objetivos que o Comitê de Desenvolvimento Econômico Regional já está colocando em prática.

Nesta quinta-feira (20), uma visita técnica foi realizada na cidade de Salto de Pirapora, onde membros do Comitê foram recebidos pela secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Taís Albuquerque de Souza.

Pelo Comitê, estiveram presentes membros representantes das cidades de Sorocaba, Boituva, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Tatuí, Tapiraí, Piedade, São Roque, Alambari e Mairinque, que realizaram o seu quinto encontro de Trabalho.

No período da manhã, houve uma apresentação realizada pela consultora do Sebrae Sorocaba, Priscila Rabano Budemberg, abordando as principais ferramentas que a entidade tem a oferecer e que podem ajudar a fortalecer toda a Região Metropolitana. Em seguida, os participantes tiveram uma reunião para alinhar o planejamento estratégico e as próximas ações que serão desenvolvidas.

Todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da gastronomia local, em um delicioso almoço no Restaurante Rancho do Turquinho, que oferece comidas típicas e foi também onde os técnicos tiveram a oportunidade de visualizar possibilidades de investimentos e empreendedorismo, que igualmente podem desenvolver em suas cidades.

À tarde, a comitiva percorreu a Zona Industrial I e II, onde estão instaladas empresas de grande porte, como a Adimax Pet (Magnus). O grupo visitou a incubadora e, em seguida, teve a oportunidade de conhecer um dos pontos turísticos mais visitados da cidade: o Quilombo do Cafundó. Lá, tiveram um grande aprendizado sobre a história de resistência do povo negro, narrada pela líder local Dona Regina.

Quando Salto de Pirapora recebeu o convite para fazer parte do Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico, o município reconheceu a oportunidade de unir forças com outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, a fim de gerar mais emprego e renda. “As perspectivas das cidades são as melhores possíveis”, afirma a secretária Taís Albuquerque, representante da cidade anfitriã. “Desde quando assumiu a gestão, em 2021, o desenvolvimento econômico foi uma das prioridades do prefeito Matheus Marum”, completa.

Com o andamento dos trabalhos do Comitê, outra expectativa surgiu. Almeja-se que o grupo se fortaleça a tal ponto, que os municípios integrantes sejam considerados estratégicos para todo o Estado de São Paulo.


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias