Previsão é que estrutura seja iniciada em 2022 por meio de parcerias público-privadas
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou uma futura melhoria para a saúde da cidade na tarde desta segunda-feira (4). Após revogar o decreto que destina a área da antiga garagem TCS ao BRT (Bus Rapid Transit), o chefe do Poder Executivo afirmou que o local receberá um complexo hospitalar com previsão de implementação para 2022. A novidade foi divulgada no “Lançamento do procedimento de manifestação de interesse para a construção do complexo hospitalar municipal de Sorocaba”, que aconteceu na própria localidade, situada no Jardim Betânia.
Além da revogação, o prefeito também assinou o decreto nº 26.048 que cria o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas e de sua Secretaria Executiva com o objetivo de realizar projetos de parceria público-privada, como por exemplo, o complexo hospitalar. De acordo com a prefeitura, no local haverá uma policlínica, um hospital e ainda uma área que poderá contar com serviços de saúde mantidos pelo Estado.
Para o prefeito Rodrigo Manga, a saúde é prioridade do seu governo. “Nós sabemos que a população vem sofrendo para conseguir uma consulta médica. Iremos resolver esse problema com diversas futuras medidas, como mutirão da Saúde, ampliação de horário das UBSs e o nosso sonho, a criação de um hospital municipal”, ressaltou Manga.
Em seguida, o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, explicou que a rede municipal hoje possui um problema de fluxo de pacientes e que a solução para essa situação seria a construção de um complexo hospitalar municipal. “Esse complexo atenderá casos de baixa e média complexidade. Com isso, nossos prestadores poderão assistir com excelência os casos de alta complexidade e diminuir nossas demandas”, salientou.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Fernando Martins, os secretários municipais e os vereadores Cláudio do Sorocaba I, presidente da Câmara Municipal; Vitão do Cachorrão, presidente da Comissão de Saúde; João Donizeti; Vinicíus Aith; Cristiano Passos; Cícero João; Dylan Dantas; Fausto Peres e Rodrigo do Treviso.