Secid recebe doação de 300 celulares da Receita Federal para serem destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A Secretaria da Cidadania (Secid) recebeu, na tarde de quinta-feira (30), na Agência da Receita Federal em Sorocaba, a doação de 300 aparelhos celulares, que serão destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, contando, para tanto, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A entrega foi feita pelo delegado da Receita Federal, Ari José Brandão Jr., ao titular da Secretaria Municipal da Cidadania, Clayton Lustosa.

A doação é o segundo passo, a partir da assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secid, e a Receita Federal, em prol da inclusão digital de crianças e adolescentes que necessitam. Esse termo foi firmado no dia 15 de dezembro, no Paço Municipal, incluindo as assinaturas do prefeito Rodrigo Manga; do secretário Clayton Lustosa; do juiz do Trabalho e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Sorocaba, Valdir Rinaldi Silva; da promotora de Justiça do Ministério Público do Trabalho do Estado de São Paulo, Cristina Palma; da presidente do CMDCA, Angélica Lacerda Cardoso; e da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho 15ª Região em exercício, Luana Lima D. V. Leal. Contando também com a participação do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Dr. João Batista Martins César; do delegado da Receita Federal em Sorocaba, Ari José Brandão Jr.; e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato.

“Todos esses 300 celulares serão entregues, com a ajuda do CMDCA, a crianças e adolescentes que necessitam, visando auxiliá-los na inclusão digital. Deverão receber jovens em medida socioeducativa e também crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O objetivo é que os aparelhos sejam utilizados como uma importante ferramenta para os estudos e a qualificação profissional”, descreve o secretário Clayton Lustosa.

“A Receita Federal costuma realizar apreensões de mercadorias que resultam de sonegação fiscal e, habitualmente, esse material vai a leilão. No entanto, há algum tempo, a Receita tem optado por destinar esses produtos, sempre que possível, para ações sociais, como é o caso agora, a partir da assinatura do termo de parceria com o
Município. É uma forma de dar um destino nobre para esses materiais, que possa contribuir com a sociedade. Esperamos, futuramente, poder voltar a contribuir com a Prefeitura”, informa o delegado Ari José Brandão Jr.

Em data próxima, ainda em janeiro, os aparelhos celulares recebidos pela Secid serão entregues a 300 crianças e adolescentes, que poderão contar com esse recurso para ser usado em busca de aprendizado e, consequentemente, de um futuro melhor para eles próprios e suas famílias.


Cidadania – Agência de Notícias