Professora se veste de Rainha Elsa em formatura de aluna autista que é fã da personagem: ‘Minha homenagem’

Para a professora Ana Floripes Berbert, a educação inclusiva só se concretiza quando há o trabalho conjunto de educação, família e saúde. E ela é um exemplo vivo disso: ao longo de quase seis anos, Ana acompanhou a estudante Lorena Gabrielle, que é autista, nos estudos e em seu desenvolvimento pessoal.

No último domingo (19), a professora completou mais um ano de vida, mas decidiu que, em seu aniversário, a presenteada seria Lorena.

Ana se vestiu como a princesa Elsa, a Rainha da Neve, de Frozen (2013), que é a personagem favorita da menina e cujo livro a acompanhou durante todo o ensino fundamental e médio.

De acordo com a professora, estar em posse do livro “Frozen: Uma Aventura Congelante” era a maneira encontrada pela estudante de não se desconectar da infância.

No ensino médio, por exemplo, os 10 cadernos de matérias tinham a princesa Elsa e seus amigos estampados. Na carteira, escrevia o conteúdo no caderno, enquanto mantinha o livro no colo. Ambos lhe traziam uma sensação de segurança.

“Na escola, Lorena foi muito estimulada a cumprimentar as pessoas e aos poucos aceitava abraços. Com o passar do tempo apresentou a iniciativa de abraçar as pessoas de seu convívio social. Foi possível verificar a importância de identificar e compreender os sentimentos da estudante, bem como os momentos em que poderiam gerar quadros de ansiedades acentuadas, com a finalidade de antecipar e prevenir diversas situações, isto é, as principais causas que desencadeavam sofrimentos psíquicos durante a realização das atividades acadêmicas. Desse modo, a comunidade escolar, aprendeu a distinguir as causas de origem da dor psíquica derivada do TEA e do ambiente e/ou mistura das duas condições. Na fala da estudante, os abraços, diminuíam os efeitos da ansiedade”, explicou a professora em um artigo publicado no portal Bisbi Notícias.

Formatura

Dois dias antes do seu aniversário, a professora compareceu à formatura de Lorena, vestida de Elsa, para a completa surpresa e alegria da menina.

Ao chegar na cerimônia, realizada em Cianorte (PR), Ana disse que um ‘filme passou por sua cabeça’.

“Sabíamos que seria um enorme desafio para nós, família e principalmente para Lorena permanecer no palco para participar de sua formatura, tendo em vista, os mais variados estímulos presentes no local e que poderiam lhes causar sobrecarga sensorial e também a emocional”, disse a educadora, enfatizando a possibilidade dos estímulos desencadearem crises emocionais intensas.

Por isso, ela pensou em cada detalhe da festa para que a aluna pudesse usufruir desse momento único na vida – a formatura do ensino médio.

Ao final, Lorena permaneceu as 2h30min no evento e sentiu acolhida pelos convidados. “Ela participou de todas as atividades propostas para a noite. Dessa vez esteve olhando diretamente para plateia, aproximadamente 400 pessoas, e comemorou a vitória juntamente com os demais formandos das três turmas de 2021. Ela se aglomerou e demonstrou tranquilidade”, relatou Ana, acrescentando que a formanda deixou seu assento diversas vezes para abraçar os integrantes da equipe pedagógica da escola, em sinal de agradecimento pelos anos de carinho e acompanhamento.

“Sensação de dever cumprido”

Para a professora, ver o pleno desenvolvimento de Lorena, incluindo o social, traz uma sensação maravilhosa de dever cumprido.

“[Especialmente porque] os anos de 2020 e 2021 nos trouxeram desafios aparentemente intransponíveis. A emoção tomou conta de todos e as palavras gratidão, esperança, fé, força, alegria, enfim as lições de aprendizagem geradas pela pandemia, ontem, foram muito comentadas por meio dos discursos”, disse Ana.

Na homenagem feita à Lorena, em que vestiu-se e personificou a rainha Elsa, a educadora também deixou uma singela mensagem para a menina: “Jamais me esquecerei da linda criança que foste e muito menos da bela jovem que se tornou. Você é admirável!”.

Depois da formatura, a formanda foi convidada à comemorar suas conquistas com sua família. “Foi uma vitória em dose dupla: a) o término do Ensino Médio; b) o resultado positivo do desafio ocorrido na noite de formatura: superação”, completou Ana Floripes.

Confira abaixo o vídeo feito em homenagem à estudante:

Assista como foi, na íntegra, o I Prêmio Razões Para Acreditar!

Fonte: H2 Foz
Fotos: Arquivo pessoal

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar