Na noite de sábado, no período das 18h à 0h, equipes do Programa “HumanizAção” novamente estiveram em vários locais da cidade, em busca de pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento e auxílio. Nos vários pontos vistoriados, um total de 23 pessoas em situação de rua foram encontradas e abordadas socialmente e 19 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais, onde tiveram acesso à alimentação, roupas limpas, banho e pernoite.
Foram percorridos os seguintes locais: Praça Kasato Maru, ruas do bairro Tropical, proximidade da UPH Éden, Rodoviária, Centro de Triagem, Praça Cel. Fernando Prestes, Rua Hermelino Matarazo, Rua Leopoldo Machado e Estrada dos Ferroviários.
Além do atendimento mais urgente para atender as necessidades básicas dessas pessoas, o objetivo final é sempre proporcionar uma mudança de vida, com ações como a orientação para o trabalho, encaminhamento para cuidados de saúde e, sempre que possível e desejado, o reencontro com a família de origem, quando há essa possibilidade.
As atividades são realizadas diariamente por profissionais da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania e do SOS, contando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
A população pode ajudar, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio. Os telefones disponíveis são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.
Foto: GCM/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias