Menino que ia a cavalo para a escola ganha prêmio de melhor aluno em Luziânia (GO)

Foi um ano difícil para o estudante Lorran dos Santos, de 14 anos, que pôde frequentar as aulas e completar o 8º ano do ensino fundamental graças à fiel égua da família – seu único meio de transporte entre a escola e sua casa.

Nesta semana, o rapaz recebeu um certificado de Melhor Aluno do colégio, que fica no Parque Estrela D’Alva III, área rural de Luziânia (GO).

O reconhecimento não poderia ter vindo em melhor hora para Lorran. “Me chamaram no colégio e premiaram os melhores do ano. Eu fiquei muito feliz e surpreso com o certificado”, disse Lorran, que recebeu a honraria na última terça-feira (14).

Ele já havia virado notícia em março deste ano, após uma foto viralizar nas fotos sociais, em que o jovem aparece montando a égua Kíria para buscar e entregar as lições semanais das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19.

Foi a diretora Laurinda Ribeiro, do Colégio Estadual Professora Ester da Cunha Peres, que publicou a foto nas redes sociais. Ela comentou que, apesar de singelo, o exemplo de Lorran serviu para motivar os outros estudantes.

“Os alunos disseram que não devemos desistir diante dos desafios, mas buscar alternativas para os problemas. O que chamou a atenção foi que, mesmo com dificuldades, ele tinha o compromisso de entregar as atividades dentro do prazo”, afirmou Laurinda, destacando o excelente desempenho escolar do aluno, em todas as disciplinas.

Durante a pandemia, Lorran costumava visitar a escola a cada 15 dias para entregar as atividades que estavam prontas e buscar as novas lições.

Em agosto, quando as aulas presenciais voltaram, ele decidiu deixar a égua em casa e caminhar 2 km todos os dias para assistir às aulas. “Eu não tinha como deixar ela lá na escola, não tinha onde colocar ela, então optei por deixar ela em casa mesmo”, disse.

Para Lucivânia Santos, mãe do adolescente, o desempenho do filho é exemplar e a deixa orgulhosa – ele sempre foi dedicado aos estudos, sem nunca apresentar notas baixas.

“Ele me ajuda muito dentro de casa, é respeitoso e um bom menino. Depois de todas as dificuldades desse ano, nós ficamos muito felizes de saber que ele foi o melhor aluno do município”, disse.

O sonho de Lorran é fazer Agronomia e Medicina Veterinária “quando crescer”.

Para o último ano do ensino fundamental, ele deseja manter o desempenho escolar acima da média. “Eu gosto muito de animais e de mexer com plantações, espero com isso ajudar a mudar a vida dos meus pais, da minha família e das pessoas da minha região”, completou.

Assista como foi, na íntegra, o I Prêmio Razões Para Acreditar!

Fonte: Pais & Filhos
Fotos: Arquivo pessoal

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar