Presépio artesanal com movimento conta a história do nascimento de Jesus na Biblioteca Infantil de Sorocaba


As famílias sorocabanas podem conferir, até o dia 7 de janeiro de 2022, a exposição de um presépio móvel, confeccionado pelo artesão sorocabano Augusto Torrini, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro. Os personagens em movimento ajudam a contar a história do nascimento de Jesus.


Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra é gratuita. Utilizando madeira, tecido e materiais reciclados, Torrini criou todo o cenário, com gruta, moinho, roda d’água e lago, além das figuras de Maria, José e o Menino Jesus, e incorporou cenas do cotidiano, com personagens representando a lavadeira, o ferreiro, o pescador, o pastor, crianças, entre outras.


Artista versátil, Augusto Torrini é mágico, ator, cineasta e artesão, aprendendo, na prática e em cursos, os seus diferentes ofícios. A ideia de construir esse presépio, segundo Torrini, surgiu na infância, quando já se encantava com os presépios que eram montados na época de Natal, alguns deles com movimentos. Assim, com o auxílio do pai, foi montando pequenos cenários e aprimorando as técnicas de movimento e construção de figuras.


O mais importante, segundo ele, é passar essa história para as novas gerações. “Eu estou muito feliz por passar todo esse conhecimento ao jovem Nicolay Andrey, de 15 anos, que acompanhou e auxiliou na confecção e montagem do presépio”, conta Torrini. Complementando esse trabalho, o artesão ainda convidou 14 poetas e escritores sorocabanos, que produziram textos para cada uma das figuras do presépio, que também estão expostas.


Os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. O presépio poderá ser conferido na Biblioteca Infantil Municipal, localizada na Rua da Penha, 673, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 7 de janeiro de 2022. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.


Presépios


O costume em se montar presépios surgiu com os portugueses. Em Sorocaba, as igrejas montavam, em seu interior, todo o cenário do nascimento de Jesus, assim como as famílias que adquiriam, na capital, cada uma das figuras.


Interessante destacar o trabalho de artesãos sorocabanos e famílias simples que montavam, em suas residências, os presépios, muitos com movimento, acionados por manivelas ou roda d’água. Estes presépios eram abertos à visitação e à devoção.


Com a chegada dos franciscanos, o costume em se montar presépios e exposições foi crescendo. A Igreja do Bom Jesus da Vila Hortência promoveu, por anos, grandes mostras de presépios de diferentes origens e materiais. Atualmente, as igrejas ainda exibem presépios.


A Secretaria de Cultura (Secult) expõe um grande presépio na pérgula da Praça Coronel Fernando Prestes, como parte da programação da “Sorocaba Iluminada – Natal 2021”, e a Igreja de João de Camargo mantêm um presépio permanente, montado em seu interior.


Em Votorantim, Carlos Castelhano produziu, nos anos 70, um grande presépio com quase 100 figuras, todas confeccionadas em cera de abelha e pintadas à mão por ele e sua esposa Djanira Castelhano. No bairro de Bom Jesus, próximo a George Oeterer, a moradora Maria de Fátima Cardozo monta o seu presépio, todo ano, com muita devoção e cuidadosamente decorado.


Read More