O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, por meio de uma parceria com a Toyota do Brasil, está implantando na rotina de trabalho da autarquia, em áreas operacionais, administrativas e de planejamento e logística, a metodologia do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), com o intuito de prestar um serviço cada vez melhor e mais eficiente à população.
O TPS é um sistema de produção baseado na filosofia de eliminar completamente todos os desperdícios dos processos de produção e, constantemente, buscar pelo método mais eficiente (tempo de deslocamento, tempo de espera, movimentação, excesso de produção, estoques, processamento impróprio e retrabalho e defeito).
Em Sorocaba, a Toyota do Brasil escolheu o Saae/Sorocaba para a implantação e desenvolvimento do projeto. Inicialmente, a equipe do TPS fará um levantamento de dados e informações sobre o dia a dia da autarquia, desde o seu processo de compras, armazenamento de materiais e aplicação nas instalações e manutenções das equipes operacionais.
“Eliminar desperdícios é uma ferramenta muito poderosa quando se busca trabalhar com efetividade, desde os aspectos do processo, até o espaço de trabalho, bem como a forma de produzir. O objetivo é otimizar, ainda mais, o tempo de agilidade nas ações, entre outros benefícios operacionais, havendo aprimoramento e eficácia do atendimento aos munícipes”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.
O Saae/Sorocaba, nos próximos dias, definirá uma comissão composta por servidores de cinco áreas: Administrativa e Financeira (DAF), Planejamento (DPLAN), Operacionais de Água (DOA), Esgoto (DOE) e Infraestrutura e Logística (DOIL), para atuar em conjunto com a equipe do Sistema Toyota de Produção, a fim de traçar estratégias para todo o processo de rotina de trabalho.
“Com o sucesso da utilização do TPS no dia a dia da Toyota, percebemos que o sistema pode colaborar com o desenvolvimento da sociedade em geral. A busca da melhoria contínua pode ser usada para aperfeiçoar métodos de trabalho em toda atividade. A partir daí, a Toyota criou uma divisão para manter a essência do TPS e aplicar em outras empresas, assim como em órgãos não governamentais”, afirma o gerente corporativo da Toyota, Bruno Kosima.
O TPS já foi aplicado em diversos seguimentos pelo Brasil, sendo o caso mais conhecido no Hospital Santa Cruz, no Estado de São Paulo. Lá, com apoio da equipe do hospital, foi completamente reorganizada toda a estrutura do pronto atendimento e o processo de coleta de medicamentos e de equipamentos de enfermagem.
“O Saae/Sorocaba está muito lisonjeado pela parceria com a Toyota do Brasil e ratifica a busca pela melhoria contínua, aplicação de conceitos novos para reduzir o tempo e ganhar, cada vez mais, agilidade, qualidade e segurança nos serviços que são prestados ao povo sorocabano”, reitera o diretor-geral da autarquia.
Parceria teve início em junho
Em 30 de junho deste ano, integrantes da diretoria da Toyota do Brasil visitaram o Saae/Sorocaba. Naquela ocasião, estiveram presentes o diretor regional da Toyota, Akikuni Shimamura; o gerente corporativo, Bruno Kosima; o engenheiro Alex Agostinho e o gerente de assuntos governamentais, Carlos Shigueo, que foram recebidos pelo diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; pelo diretor de planejamento e projeto, Glauco Enrico Bernardes Fogaça; diretor de produção, Reginaldo Schiavi; e pelo engenheiro Mauri Gião Pongitor.
A equipe da Toyota, então, conheceu mais de perto o trabalho desenvolvido pela autarquia no município, percorrendo todas as instalações do Centro Administrativo e Operacional do Saae/Sorocaba, que está instalado na Zona Industrial, abrigando quase a totalidade dos atuais 1.300 colaboradores.
A comitiva da Toyota visitou igualmente as instalações das diretorias Administrativa e Financeira, operacionais de Infraestrutura e Logística, Água e Esgoto, bem como seus respectivos departamentos e setores, com destaque para o departamento de Água, Manutenção de Água, Hidrometria e Pitometria, Redes e Ligações de Água, Rádio e Telemetria, Almoxarifado e Materiais e Logística.
Os dirigentes da Toyota, ainda, estiveram na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA Cerrado), para conhecer as etapas do processo realizado na unidade produtora e distribuidora de água tratada, responsável pelo abastecimento de 80% da cidade, bem como todo o trabalho de saneamento desenvolvido pela autarquia.
Saae – Agência de Notícias