A preservação do meio ambiente e a luta pelo reflorestamento de áreas desmatadas, conceitos cada vez mais urgentes em tempos de mudanças climáticas e aquecimento global, foram abraçados por um garotinho de 9 anos, responsável por criar um game que incentiva o reflorestamento.
Ivan Neves, de 9 anos, é aluno da codeBuddy, uma escola de tecnologia especializada em programação, segurança digital e robóticas para crianças e jovens de 7 a 16 anos.
Com o conhecimento adquirido no curso, o menino desenvolveu um jogo no qual o player planta árvores virtuais, ao passo que também pode contribuir para a plantação de árvores na vida real.
De acordo com o jornal ‘The Guardian’, o diferencial do projeto é envolver diretamente as empresas, grandes responsáveis pelos gases tóxicos liberados na atmosfera nas últimas quatro décadas.
Dos anos 80 pra cá, mais de 480 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e de metano liberadas na atmosfera. “No meu projeto, a cada dez árvores virtuais plantadas, uma vai ser plantada na vida real. Ela será plantada pelos anunciantes do game toda vez que algum usuário vencer. As empresas vão poder participar colocando os anúncios delas dentro do jogo, o que vai ajudar todo mundo na vida real também”, explicou Ivan.
Segundo o menino, o game foi criado porque ele quer “ajudar o planeta”. 🥺
“Uma árvore é a forma mais eficiente de salvar a natureza. Ela diminui o ruído, purifica o ar, é um abrigo para vários animais. Dessa forma todo mundo pode ajudar o planeta, e qualquer pessoa pode jogar, porque o jogo é simples e para todas as idades”, completou ele, que é de Minas Gerais.
Em tempos de desmatamento recorde, a iniciativa de Ivan veio na hora certa. Além disso, é vital que as crianças, – isto é, a próxima geração, – se preocupem com o meio ambiente e tenham em mente o conceito de sustentabilidade.
Aliando esses temas com a programação, a escola codeBuddy estimula crianças e jovens a participarem ativamente na sociedade e em questões sociais importantes. Por fim, o estudo da disciplina também ajuda no desenvolvimento neurológico e a melhora do rendimento escolar dos estudantes.
Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.
Fonte: Terra
Fotos: codeBuddy
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar