CRAS Carandá oferece Oficina Bem Gerar para gestantes com encontros quinzenais e gratuitos

 

Um dos objetivos mais importantes da rede CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), é a consolidação dos vínculos familiares, fortalecendo essa estrutura fundamental na formação pessoal.

Agora, o CRAS Carandá também oferece uma oficina voltada para esse fortalecimento desde um período muito especial da vida, a gestação. Trata-se de a Oficina Bem Gerar, aberta a todas as mulheres gestantes moradoras dessa região.

“Nós realizamos o mapeamento pela UBS local, que nos informou sobre as gestantes presentes neste território e fizemos o convite para que as futuras mamães participem. Mesmo que uma gestante não possa participar neste momento, por qualquer motivo, os encontros continuam e ela pode aderir quando desejar”, informa o coordenador do CRAS Carandá, Eduardo Leme Braz.

O primeiro encontro já foi realizado, mas quem tiver interesse pode integrar o grupo a qualquer momento, para a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e discussão das perspectivas de futuro. No primeiro encontro, as futuras mamães puderam confeccionar um Diário da Gestante e debater o tema “A importância do vínculo materno-infantil”.

“Queremos trabalhar para o fortalecimento do vínculo mãe-bebê, desde a gestação. Propomos nessas oficinas refletir sobre a importância do autocuidado, da realização do Pré-natal, de fazer todos os exames necessários e é uma oportunidade para a gestante já começar a se relacionar com o seu bebê”, ele completa. A ideia é abordar assuntos que as próprias mães queiram trabalhar, como suas angústias, dificuldades, mas também sua potência e fortaleza, construindo a rede de apoio que deve se formar entre as participantes da oficina.

Os encontros serão feitos a cada 15 dias, no CRAS Carandá, com rodas de conversa, aulas de artesanato, entre outras atividades. O próximo será realizado no dia 23 de novembro. É também uma forma de cada mãe acessar a rede de apoio disponível no Município e, por exemplo, solicitar o enxoval para o bebê, por meio da Obra do Berço.

“Estamos nos preparando para continuar esse desdobramento, a partir do nascimento do bebê, com oficinas sobre cuidados na primeira infância. Nosso plano é que essa iniciativa tenha início já a partir do próximo ano”, revela Eduardo.

Os encontros do Bem Gerar acontecem no período da manhã, às 9h30, e é importante levar a Carteira de Gestante. O endereço do CRAS Carandá é Rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20, no Carandá.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99151-7645.

Fotos: Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias