Um garotinho de 7 anos decidiu incentivar a leitura entre os moradores do Bairro Encosta do Seminário, em Crato (CE). Fernando Filho criou a Geladeira Cultural, que no lugar de guardar alimentos tradicionais, como frutas, legumes e cereais, traz um dos melhores alimentos para a alma: livros.
Fernando teve esta ideia ao ver um geladeira com a mesma finalidade, em Chapada do Arararipe (CE). Fã da leitura, o menino contou ao Portal G1 que adultos e crianças deveriam largar seus celulares para ter um maior contato com livros e transformar o mundo em um lugar melhor.
Fernando está concorrendo na categoria Criança, do Prêmio Razões Para Acreditar, premiação que destaca histórias de pessoas reais. Clique aqui e vote!
“Quanto mais gente ler, criamos um novo futuro. Se a gente pegar um livro e largar o celular, a gente finalmente vai poder conhecer uma nova história, um novo mundo.”
Fernando Filho deseja que crianças e adultos comecem a ler mais. Foto: Daniel Trévia
Pais e vizinhos ajudaram a abastecer biblioteca
A ideia do pequeno Fernando foi abraçada pelos seus pais, que além de conseguir uma geladeira para o menino fazer sua pequena biblioteca, ainda estilizaram o refrigerador. Com um enorme girassol em sua porta, dentro desta geladeira floresce o saber e conhecimento.
Algumas frases foram coladas sobre o girassol e incentivam a doação de livros. “Retire, leia e devolva. Se quiser pode doar ou trocar” e “Leve um livro, solte a mente. Deixe outro, me alimente” são as mensagens que Fernando quer passar para crianças, adolescentes e adultos.
Fernando contou com a ajuda dos pais e de vizinhos para abastecer a Geladeira do Conhecimento. Foto: Daniel Trévia
Após saberem da ideia da Geladeira Cultural, os parentes e vizinhos de Fernando doaram dezenas de livros para que o menino colocasse na geladeira. O próximo passo para o cearense é criar uma Geladeira Escolar só com livros didáticos.
A ação do menino, mesmo que local, transmite uma mensagem poderosa para todo o mundo. Apesar da pouca altura, você é um grande exemplo, Fernando!
Fernando está concorrendo na categoria Criança, do Prêmio Razões Para Acreditar. Clique aqui e vote!
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar