O programa “HumanizAção” passou a realizar a chamada “Operação Madrugada”, que consiste na atuação em horário estendido para a realização de abordagens sociais a pessoas em situação de rua. A ação especial foi feita na noite desta quinta-feira (4), com a participação do controlador geral do Município, João Alberto Corrêa Maia, e também do secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa. A “Operação Madrugada” deverá se repetir mais vezes. Desta vez, foram abordadas 35 pessoas e 32 delas aceitaram receber atendimento social no Serviço de Obras Sociais (SOS).
As equipes do “HumanizAção” percorreram os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Rua Humaitá, Praça Frei Baraúna, Rodoviária e Centro de Triagem. As pessoas atendidas no SOS receberam alimentação completa, banho, roupas limpas e pernoite.
Atuam diariamente no “HumanizAção” profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS (Serviço de Obras Sociais), contando como o suporte essencial da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. “Esse é um trabalho que tem como foco resgatar a dignidade das pessoas atendidas, proporcionando serviços que as acolham e buscando proporcionar uma mudança real e significativa em suas vidas. Seja por meio do trabalho, seja pelo reencontro com suas famílias”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
A população também pode contribuir, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio. O contato pode ser feito pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid). Para doar alimentos, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias