Ações educativas de trânsito da Urbes já atenderam mais de 85 mil pessoas neste ano; acompanhe o cronograma de novembro

 

A Urbes – Trânsito e Transportes mantém, desde maio deste ano, um calendário diário de ações educativas de trânsito, realizadas em pontos estratégicos da cidade. Conforme levantamento da empresa pública, de lá para cá, mais de 85 mil pessoas já foram impactadas nessas iniciativas, que consistem em blitze de conscientização e abordagens específicas, direcionadas a motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas.

“Essas ações começaram como parte da Campanha ‘Maio Amarelo’, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e mobilizando munícipes para os cuidados, visando à segurança no trânsito. Deu tão certo e a receptividade foi tão positiva por parte da população, que as atividades, agora, ocorrem de forma contínua”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.
Por exemplo, no mês de outubro, a Urbes promoveu 36 atividades educativas, sendo que, para este mês de novembro, a programação já está definida, com 41 ações, ao todo, as quais prosseguem até o dia 30/11.

Nesta sexta-feira (5), haverá atuação dos mímicos, das 9h às 11h, na intersecção das Ruas 15 de Novembro e São Bento, para mostrar, de forma prática e bem-humorada, como se faz corretamente a travessia da faixa de pedestres, com toda segurança. Das 13h30 às 15h30, a temática “Motociclista Seguro – Entrega Rápida” será desenvolvida nos arredores da Praça 9 de Julho, para alertar sobre os perigos do abuso de velocidade.

“Nosso maior sucesso tem sido a ação ‘Sinalize – Dê Seta’, iniciada em setembro, e que ganhou grande repercussão nas redes sociais. Isso porque o uso da seta no trânsito é obrigatório, mas muita gente despreza essa determinação, inclusive em Sorocaba. Serão 11 atividades focadas nessa temática, ao longo de novembro”, aponta a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

Também em novembro, outros assuntos abordados dizem respeito ao uso da cadeirinha no transporte de crianças, o grande perigo e a irresponsabilidade de dirigir alcoolizado ou utilizando o celular, a utilização de vagas especiais de parada, respeito aos ciclistas, assim como o respeito no trânsito, como forma de evitar infrações e acidentes.

Palestras em empresas, associações e escolas

A Urbes mantém um programa gratuito de palestras sobre “Educação para o Trânsito”, disponível para empresas, associações, escolas e demais instituições públicas ou particulares. Além do formato on-line, o treinamento pode ser solicitado na opção de curso presencial, sempre seguindo rigorosamente todas as medidas sanitárias preventivas à Covid-19.

A Escola Senai foi uma das que solicitaram a presença da Urbes e receberão a palestra neste mês, para capacitação da comunidade. Na ocasião, serão apresentados e discutidos assuntos ligados à importância da Direção Defensiva, como forma de evitar acidentes, e atualizações recentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A solicitação de palestras pode ser feita por meio do site da Urbes: https://www.urbes.com.br/. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de pedido.

Fotos: Eduardo Santinon – Secom / Urbes – Divulgação

 


Urbes – Agência de Notícias