As equipes do programa “HumanizAção” percorreram, neste domingo (24), das 15h às 21h, oito pontos de Sorocaba. No total, 23 pessoas em situação de rua foram abordadas e 19 aceitaram receber o acolhimento social no SOS (Serviço de Obras Sociais), sendo 17 homens e duas mulheres. Na entidade, são oferecidos serviços, como: refeição completa, banho quente, roupas e toalhas limpas e pernoite.
A operação, que tem como intuito promover o acolhimento social de pessoas em situação de rua, com dignidade, oferecendo oportunidades reais de reintegração à sociedade, ocorreu nos seguintes locais: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Avenida Dom Aguirre (próximo ao Corpo de Bombeiros), Praça Lions, Praça Dom Tadeu Strunck, Parque “Carlos Alberto de Souza” (Campolim), UPA Éden, Centro de Triagem e Rodoviária.
No SOS, essas pessoas acolhidas são identificadas, bem como oferecidos diferentes serviços em suas necessidades mais urgentes, como emissão da segunda via de documentação, atendimento em saúde, entre outros. Além disso, sempre que possível e desejado pela pessoa, o programa auxilia no retorno às famílias de origem, seja em Sorocaba ou em outros municípios, além de oportunidades de emprego.
O trabalho do “HumanizAção” é realizado por profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
As pessoas que tiverem interesse em contribuir com esse importante trabalho social realizado pela Prefeitura de Sorocaba podem informar os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid). Além disso, quem quiser doar alimentos não perecíveis pode entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias