A Prefeitura de Sorocaba realizou, na última quinta-feira (30), uma programação da Semana Cidade Super Limpa com os moradores do Jardim Refúgio. O objetivo principal foi de orientar e sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.
As atividades foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pela Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, com apoio da Associação Nova Geração, que oferece um trabalho socioambiental para crianças do Jardim Refúgio.
“O nosso intuito foi falar da importância do descarte correto dos resíduos e apresentar à comunidade os principais animais sinantrópicos, como ratos, baratas e escorpiões, encontrados na área urbana das cidades, que são àqueles bichos indesejáveis ao homem e que podem trazer doenças, assim como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo e que podem comprometer a saúde da comunidade e a qualidade do ambiente”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto, que compareceu na ação e conversou com os moradores.
As equipes da Sema e da Zoonoses levaram uma exposição educativa sobre esses “animais do lixo”, além de objetos interativos para visualização. Também foi apresentada às crianças um marmitex abandonado “artificial”, simulando os animais que pode atrair, se for deixado destampado e jogado na casa ou no quintal.
Além disso, os funcionários coletaram, em um caminhão, todos os resíduos indesejados pelos munícipes, que podem ser locais potenciais para moradia de animais sinantrópicos, dando uma destinação correta a esses materiais. Agentes da Divisão da Zoonoses também realizaram uma visita aos imóveis para conversar e orientar a população sobre a problemática de animais sinantrópicos e a necessidade dos cuidados com os resíduos.
A Semana Cidade Super Limpa, instituída pela Lei Municipal nº 8.768, de 10 de junho de 2009, visa melhorar as condições de vida dos munícipes, bem como conscientizar os sorocabanos sobre a sua responsabilidade de manter a cidade limpa. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.
Meio Ambiente – Agência de Notícias