O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCTI) inicia, nesta quinta-feira (23), por meio de reuniões virtuais, estudos sobre as relações entre Cultura de Inovação e Educação em Sorocaba e região. Os encontros, que ocorrerão todas as quintas-feiras, reunirão representantes de Secretarias Municipais, empresas e universidades.
Serão 11 encontros on-line, quando os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, gestores educacionais, gestores públicos e educadores, com interesse em inovação, ciência e tecnologia, terão a oportunidade de se aprofundar no tema.
Uma das atribuições do CMCTI é a missão de contribuir para a criação de um ecossistema de inovação no município. Pensando nisso, é que se baseia a formação desse grupo, que tem como objetivo buscar criar cada vez mais ações.
“A ideia é levar a cultura da inovação para os ambientes escolares, desde a educação infantil às universidades para integrar as escolas nesse grande ecossistema”, explica o coordenador dos Cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba (Uniso), professor Daniel Bertoli Gonçalves.
“Os membros do CMCTI chegaram à conclusão, ao longo de reuniões, de que, embora a cultura de inovação seja um tema bastante divulgado, ainda se encontra em fase de estruturação, sendo necessária uma atualização no debate e ampliação dos espaços de discussões”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e presidente do CMCTI, Robson Coivo.
“A inovação pode ser traduzida como a inclusão, por meio da educação, e a tecnologia é uma ferramenta fundamental, mas que precisa ser pensada em favor da cidadania. Não basta implantar novas metodologias, é preciso conhecer a fundo o público-alvo, identificando os fatores que podem impactar nesse processo”, salienta o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, que também participará dos encontros. “A partir desses estudos, poderemos desenvolver um projeto com maior efetividade”, finaliza.
“A diferença entre uma cidade comum e uma cidade inovadora está nas pessoas que habitam e constroem esses ambientes. Para fazermos de Sorocaba um lugar cada vez mais integrado e tecnológico, é fundamental canalizar energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida”, conclui o secretário Coivo.
Confira os temas que serão abordados:
“Criatividade e inovação: uma visão histórica”, com o Prof. Dr. Rogério Augusto Profeta, da Uniso;
“A Sociedade 5.0”, com o Prof. Dr. Lester de Abreu Faria, da Facens;
“As cidades inteligentes”, com a Prof. Dra. Regiane Relva Romano, da Facens;
“Gestão da tecnologia e da inovação”, com a Prof. Dra. Neila Conceição Cunha Nardy, da UFSCar;
“Cultura Digital, Tecnologia e Inovação na educação”, com o Prof. Dr. Flavio Mania, do IFSP;
“A Inclusão em um mundo tecnológico”, com a Prof. Silvia Elias e equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação (Sedu);
“Impactos da tecnologia nas relações homem-máquina-homem”, com a Prof Me. Vanessa Negrão, da Sedu e Prof. Mauro Tanaka Riyis, do Iseu;
“O contexto da tecnologia e inovação na escola”, com o Prof. Victor Falasca, da Sedu;
“Gestão da Inovação e Tecnologia na Educação”, com o Prof. Paulo Pistili, da Sedu;
Por fim, haverá um encontro de avaliação e encaminhamentos para a construção do documento síntese do grupo de estudo e publicação.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias