O setor cervejeiro da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) acaba de ser contemplado no edital de fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) e Polos de Desenvolvimento. O ato foi consolidado pelo Governo do Estado de São Paulo, no dia 9 de setembro.
“Esse é um passo muito importante para a consolidação da região de Sorocaba como um dos principais polos cervejeiros do país e que tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.
O projeto aprovado, que visa implantar uma linha de envase de latas compartilhada entre as cervejarias do Polo Cervejeiro, trará uma série de benefícios para as empresas de toda a região.
Atualmente, Sorocaba possui 24 microcervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na Região Metropolitana, por sua vez, são mais de 30, sendo uma categoria que vem se fortalecendo, cada vez mais, e tem movimentado uma cadeia produtiva que envolve indústria, serviços e comércio.
“Com o resultado do projeto aprovado, essa será uma alternativa para expandir as vendas com o envase da cerveja em latas, onde se espera trazer benefícios para todos os envolvidos, facilitando a expansão do mercado para vendas em nível nacional e internacional”, afirma o secretário Coivo.
O aumento da competitividade do setor industrial do estado de São Paulo favorecerá o desenvolvimento das pequenas empresas, que passarão a ter mais competitividade, gerando emprego e renda para toda a cadeia produtiva.
“Essa cadeira abrange, ainda, o produtor de lúpulo, fabricantes de equipamentos industriais, bem como as próprias cervejarias, além de bares, restaurantes e o setor de Turismo. Esse apoio contribuirá, também, para fortalecer o reconhecimento nacional do estado de São Paulo como um polo cervejeiro de referência”, conclui Coivo.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias