Prefeitura promove plantio de 220 árvores nativas no entorno de nascentes de Sorocaba


Com o intuito de promover a restauração ecológica de nascentes do município, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, em agosto deste ano, o plantio de 220 árvores nativas em áreas públicas do Jardim Brasilândia, Vila Melges e Jardim Helena Cristina.


O objetivo da ação ambiental é manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, ajudar na preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água das nascentes, córregos e rios. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.


“Plantar árvores e recompor as áreas verdes no meio urbano é uma importante estratégia para a conservação das nascentes”, explica o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.


Essa iniciativa municipal é realizada de forma contínua pelo Poder Público, seja por meio de controle da erosão, limpeza do entorno, realização de plantios, entre outros serviços, conforme a característica de cada nascente. Ao longo dos últimos anos, já foram feitos inúmeros plantios de árvores em APPs (Áreas de Proteção Permanente) das nascentes dos parques e demais áreas públicas.


A nascente da área verde do Jardim Brasilândia, localizada entre as ruas Alvarenga Peixoto e Jorge dos Reis e Cunha, próximo à Rua Manoel Costa Pereira, gera um córrego, que é afluente do Rio Sorocaba. O espaço ganhou mudas de espécies variadas, como mutambo, sangra d’água, algodoeiro, pau-formiga, aroeira-pimenteira e tamboril. A altura média dos exemplares utilizados é de 1,5 metro.


Antes do plantio, a Prefeitura de Sorocaba realizou a limpeza de lixo e entulhos depositados irregularmente no local. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba também atuou na área e fez a readequação de drenagem pluvial que desemboca na nascente. Já, no mês de dezembro, a Sema realizará o primeiro monitoramento do plantio e a adubação de cobertura na área.


Na área verde localizada na Rua Lituânia, no Jardim Helena Cristina, que já havia ganho 164 mudas em 2019 e 2020, foi realizado um novo plantio de 90 árvores, após vistorias de monitoramento. Essa nascente gera um córrego, que é afluente do Ribeirão do Lajeado. O espaço ganhou exemplares de mutambo, sapuva, mirindiba, ipê-roxo-de-bola, pau-formiga, pau-viola, dedaleiro, ipê-amarelo, ipê-branco, canafístula, quaresmeira, entre outras espécies nativas.


Já, na área verde da Vila Melges, na Rua Francisco Loureiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou o plantio de 50 árvores, após o monitoramento do local, que já havia ganho 50 mudas em agosto de 2018. O local recebeu espécies nativas, como embiruçu, mutambo, pau-formiga, tamboril e tapiá.


A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280 ou, ainda, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.


Meio Ambiente – Agência de Notícias