“HumanizAção Inverno” percorre sete pontos da cidade para atendimentos sociais neste sábado (11)

 

As equipes do programa “HumanizAção” Inverno” realizaram abordagens sociais a pessoas em situação de rua em sete pontos da cidade, na noite deste sábado (11) em Sorocaba, sendo seis deles na região central. O outro foi em rua no Conjunto Habitacional Herbert de Souza, na Zona Norte, visita motivada com base em informações da população.
As atividades ocorreram a partir das 18h30 e avançaram pela madrugada deste domingo (12). No Centro, as abordagens sociais foram realizadas nas Praças Coronel Fernando Prestes e Frei Baraúna, Rodoviária, Centro de Triagem, Avenida Moreira César e viaduto Jânio Quadros.
No total, 26 pessoas em situação de rua foram abordadas, das quais 18 (15 homens e três mulheres) aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceira da Prefeitura de Sorocaba nessa ação. Porém, uma delas, identificada na Praça Frei Baraúna, por ser adolescente de 17 anos, foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar.
O local com maior concentração de pessoas em situação de rua foi na Rodoviária, onde todos os sete abordados aceitaram o atendimento social e tiveram à disposição alimentação completa, banho, roupas limpas e puderam pernoitar. Também, todas as pessoas que estavam no Centro de Triagem (cinco) e na Praça Frei Baraúna (quatro) aceitaram o acolhimento social oferecido.
Quanto ao caso no Conjunto Habitacional Herbert de Souza, informado por munícipes, o homem foi localizado na Rua Vanderlei Felício e conduzido para atendimento no SOS. “Atendemos a todas as solicitações de apoio que chegam por meio dos munícipes. Esse auxílio e aceitação da comunidade ao nosso trabalho têm sido muito importantes para assegurar cuidados e dignidade a essas pessoas que estão em situação de rua”, destaca o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
Em caso de constatação de pessoas em situação de rua na cidade, basta entrar em contato pelo telefones (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid), que a equipe do programa “HumanizAção Inverno” irá ao local indicado.
O programa “HumanizAção Inverno” é coordenado pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), com o apoio do SOS, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) é parceiro da iniciativa e solicita, àqueles que puderem, a doação de alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores, para atender a esse público em situação de vulnerabilidade. O contato é pelo telefone: (15) 3238-2503.


Cidadania – Agência de Notícias