Equipes da Prefeitura estiveram, na tarde desta sexta-feira (3), na Vila Lucy, na Zona Oeste, próximo à Av. Gal. Carneiro, na Zona Oeste onde se reuniram a um grupo de moradores e comerciantes para ouvir suas reivindicações para a região e providenciar soluções. Também visitaram os bairros Jd. Luciana Maria e Portal Itavuvu, na Zona Note, e, ainda, o Jd. Terras de Arieta, na Zona Leste da cidade. A ação fez parte do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, realizado semanalmente.
O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado nos locais dos secretários municipais Darwin José de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) e Vitor Gusmão, de Segurança Urbana (Sesu), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, do diretor do Saee/Sorocaba, Marcio Moscardo, e dos vereadores Vitão do Cachorrão, Rodrigo do Treviso, Cícero João e João Donizeti.
Jd. Lucy
Em reunião com moradores e comerciantes locais, surgiram diferentes solicitações relacionadas à segurança e ao trânsito principalmente, além de revitalização de espaços públicos.
“Embora tenha relatos de furtos, como, por exemplo, de fiação elétrica de imóveis vazios, a população, aqui, já vem percebendo uma melhora na questão da segurança, com as rondas integradas feitas pelas forças policiais”, descreveu o vereador Vitão do Cachorrão.
Entre as soluções propostas: iluminação com lâmpadas de LED, revitalização da praça, com a criação de um bolsão de estacionamento, instalação de câmeras de videomonitoramento e obras de melhorias no sistema de transporte sendo realizadas de forma escalonada, por trechos.
Jd. Luciana Maria
A equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” visitou, também, o Jardim Luciana Maria, na Zona Norte de Sorocaba.
O prefeito Rodrigo Manga e equipe se reuniram com moradores, na sede campestre da União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (UCENS). Na oportunidade, os moradores reivindicaram reparos na pavimentação, revitalização do espaço público próximo à sede da UCENS e o fechamento do acesso à Rua Armando Unruh.
São todas reivindicações que serão encaminhadas e providenciadas pelo Poder Público.
Portal do Itavuvu
A próxima visita foi no Portal do Itavuvu, também na Zona Norte.
No local, a equipe da Prefeitura se encontrou com um grupo de moradores para ouvir suas demandas para o bairro. Uma das maiores preocupações é relativa ao trânsito, que se intensificou no bairro, a partir de obras viárias próximas. Para auxiliar, foi sugerida a implantação de lombadas.
Além disso, foram pedidos a revitalização de um parquinho, a ampliação de linha de ônibus, o estudo para abrir uma nova entrada para o bairro e verificar a viabilidade de construção de uma UBS ou creche em terreno próximo.
Serviços, como a implantação de lombada e a revitalização do parquinho, já serão realizados e os demais terão avaliação técnica para execução.
Jd. Terras de Arieta
A última parada do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Terras de Arieta, na Zona Leste de Sorocaba.
Abusos de velocidade nas ruas do bairro foram apontados por moradores. Diante disso, técnicos da Semob vão avaliar os melhores locais para instalar lombadas, a partir de indicações da própria comunidade. A reforma da área de lazer localizada na Alameda Espatódia foi outra demanda apresentada por munícipes e o Poder Público anunciou que vai buscar uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar essa melhoria, com instalação de brinquedos e iluminação pública.
Um grupo de moradores vai participar de uma reunião com a superintendência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e técnicos da Prefeitura, para solicitar acessos de entrada e saída do bairro adequados e que comportem o tráfego de ônibus. A remoção de placas que atrapalham o trânsito pela ciclovia da Avenida Paraná também foi citada e será providenciada.
Prefeitura de bairro em bairro
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.
De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.
Fotos: Michelle Alves / Secom
Saae – Agência de Notícias