Secid e Governo do Estado oferecem treinamento em Equidade Racial para servidores

A Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial e em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, vai proporcionar um curso de formação em Equidade Racial, voltado aos servidores da própria secretaria.


O objetivo é propiciar aos participantes uma reflexão sobre o racismo estrutural, preparando-os para lidar com esse contexto da forma adequada. Para tanto, o curso faz um resgate histórico, apresentando um amplo panorama a respeito da questão racial na formação do Brasil, além de apontar caminhos para o engajamento na luta antirracista.


O curso, que tem início no dia 14 de setembro e se estende até o dia 9 de novembro, em quatro encontros de duas horas, cada, terá como palestrantes: Ivan Lima, secretário executivo do Centro de Equidade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo; Alessandra Laurindo, cientista social, ativista em Direitos Humanos e coordenadora de Políticas Étnico-raciais de Araraquara; além de participação especial de Gil Marcos Clarindo dos Santos, presidente estadual do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo; e de Adriana Vasconcellos, mestre em Educação, coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, professora das redes estadual e municipal de São Paulo e ativista do Movimento Social Negro.


Cada aula conta com uma temática diferente, sendo o primeiro módulo “Racismo Estrutural” uma breve reflexão sobre a estruturação do racismo na sociedade brasileira. O segundo módulo, “O Enfrentamento ao Racismo e as Políticas Públicas”, resgata o histórico da questão racial e traça um panorama a esse respeito na formação do Brasil e também na contemporaneidade. Esta etapa também apontará caminhos para o engajamento na luta antirracista, além de mostrar exemplos práticos de políticas públicas de promoção da igualdade racial nas esferas municipal, estadual e federal.


Já, na terceira parte do curso, “Ensino da história e cultura afro-brasileira”, o objetivo será promover maior conhecimento, reconhecimento e respeito pela cultura, pela história e pelo patrimônio dos povos afrodescendentes, por meio de pesquisas, promovendo a inclusão da história e da contribuição dos povos afrodescendentes nos currículos escolares.


O quarto e último módulo do aprendizado, “Equidade Étnico-racial”, destaca a problemática da desigualdade racial entre negros e brancos no país. Nesse módulo, será apresentado um exemplo prático de equidade racial na gestão pública.


O curso é apostilado e inclui a reprodução de vídeos, documentários, dinâmicas e estudo de casos, além de reuniões virtuais com especialistas e representantes de instituições que desenvolvem ações com a temática. Mais informações podem ser obtidas pelo: (15) 3212-6912.

Cidadania – Agência de Notícias