A Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas, a partir desta terça-feira (24), para o Bolsa-trabalho. O programa tem como objetivo oferecer ocupação, renda e qualificação profissional para a população em situação de desemprego.
Para adquirir o benefício, no período de cinco meses, de R$ 450 da Bolsa-auxílio e R$ 85 referentes à cesta básica, o candidato trabalhará por quatro horas, cinco dias da semana, em órgãos públicos e realizará um dos cursos de qualificação profissional de 80 horas ofertado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
As opções de capacitação são: Gestão de Pessoas; Organização de Eventos; Rotinas e Serviços administrativos; Secretariado e Recepção; Gestão Administrativa e Educação de Jovens e Adultos (EJA), para pessoas que possuem o Ensino Fundamental incompleto.
Os critérios para realização da inscrição, que vão até o dia 30 de agosto, são: estar em situação de desemprego, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente; ter residência no estado de São Paulo, pelo período de dois anos; possuir renda per capita de até meio salário mínimo e ser maior de 18 anos. Já, o critério de desempate segue a seguinte ordem: mulheres arrimo de família; maiores encargos familiares; maior tempo de desemprego e maior idade.
Para se inscrever, é preciso acessar o site: www.bolsadopovo.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, basta ligar no número: (15) 3316-1636 ou (15) 3316-1639.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias