Mutirão de Castração em Sorocaba atende mais de 700 cães e gatos neste mês de agosto


Neste mês de agosto, a Prefeitura de Sorocaba realizou mais duas etapas do Mutirão de Castração, beneficiando, no total, 709 cães e gatos das regiões de Aparecidinha e do Cajuru. Sem nenhum custo aos moradores, os animais foram castrados, microchipados e receberam medicamentos para o período pós-operatório.


A iniciativa, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral.


Já, a identificação por microchip permite a possibilidade de devolução de animais perdidos ou a responsabilização por abandono, contribuindo para o bem-estar dos animais, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.


Foram castrados, nos dias 9 e 10 de agosto, 395 cães e gatos de munícipes residentes em Aparecidinha, Jardim Josane, Nova Aparecidinha, Jardim dos Monteiros, Vila Amato, Mato Dentro, Monte Verde, Residencial Nickey, Jardim Topázio, Jardim Morada das Flores, Jardim Bom Jardim, Serrinha, Bairro do Cristal e Bairro do 25. A ação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Aparecidinha.


Já, nos dias 11 e 12, o mutirão ocorreu no estacionamento da Escola Estadual “Professor José Quevedo”, no Cajuru, beneficiando mais 324 animais de estimação de moradores do Cajuru, Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Jardim Nilton Torres, Vila Dálmatas e Jardim Eliana.


As ações contaram com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.


Meio Ambiente – Agência de Notícias