Clamor por Sorocaba abre comemorações do aniversário de 367 anos da cidade

 

Um clamor por Sorocaba, promovido no estacionamento em frente ao Paço Municipal, marcou o início das comemorações do aniversário de 367 anos da cidade. O ato ocorreu na noite desta segunda-feira (9), organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, de líderes religiosos de diferentes denominações e autoridades municipais.

“Um verdadeiro ato de clamor pela cidade, em que representantes de todas as denominações eclesiásticas que atuam em Sorocaba foram convidados para uma demonstração de fé e união. Esse pontapé inicial para as comemorações do aniversário de 367 anos da cidade é um marco. As igrejas, independentemente de qual religião são, chegam a locais e realizam ações positivas na vida das pessoas aonde o Poder Público, muitas vezes, não consegue alcançar”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da primeira-dama.

A cerimônia, que reuniu um público de aproximadamente 250 pessoas, foi presidida pelo secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, que é bispo da Igreja Renascer em Cristo, e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine; do representante do Conselho de Pastores de Sorocaba, pastor Daniel de Jesus Leite; além de padres e pastores de diversas igrejas e de secretários municipais. Também prestigiaram o clamor a presidente da Assembleia de Deus Madureira, Karen Macedo, representando o vereador Cícero João e o deputado federal Cezinha de Madureira; o pastor Marcos Rodrigues, representando o vereado Luis Santos; Caio Oliveira, representando o deputado federal Marcos Pereira; o bispo Ademir Cortijo, da Igreja Agnus; o bispo Aílton Costa, da Igreja Mundial do Poder de Deus; e o padre Arari dos Santos Amorim, conhecido como padre Kojac.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga fez a entrega simbólica da “Chave da Cidade” para a comunidade religiosa. “Estamos simbolicamente entregando a Chave da Cidade nas mãos de Jesus Cristo, representado aqui por líderes religiosos das diferentes denominações”, disse o prefeito.

Já, a parte artística do evento ficou a cargo de grupo musical formado por servidores municipais e músicos que já atuam em diferentes igrejas da cidade, inclusive, com a participação da cantora Rabeca Vargas, que soma apresentações em emissoras de televisão.

O Arcebispo Dom Júlio falou sobre momentos de tribulações e consolações comuns da vida, citando ensinamentos que a pandemia pôde trazer às pessoas. “Tivemos muitas perdas, muitas pessoas ficaram sem emprego, mas nos ensinou a importância da família e que, em meio à tristeza, existe muita solidariedade, como podemos ver na campanha A fome não é Fake!”, enfatizou.

A primeira-dama Sirlange também comentou sobre a campanha de arrecadação de alimentos, que já montou e distribuiu perto de 40 mil cestas básicas. “Os méritos são todos do padre Kojak, de quem é a ideia dessa campanha e que me ajudou a mobilizar várias congregações religiosas. Aproveito, ainda, para convidar todo mundo para participar das atividades em comemoração ao aniversário de Sorocaba, que podem ser conferidas no site da Prefeitura”, disse.

Da mesma forma, o pastor Daniel de Jesus Leite lembrou que Sorocaba passa por momento positivo de transformação e que todos podem contribuir em benefício da prosperidade da cidade. “Essa unidade de estarmos todos reunidos aqui, com alegria nesta noite, já sinaliza essa nova etapa vitoriosa”, frisou.

“Deus estando à frente, com certeza, teremos bom êxito e sucesso em levar adiante nossos projetos. Aqui, no Paço, hoje todos pedimos Suas bênçãos e Sua direção. Pela primeira vez, uma comemoração de aniversário de Sorocaba começa dessa forma: orando e agradecendo”, finalizou o secretário Clayton.

 

 


Cidadania – Agência de Notícias