Hairstylist dá dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

O inverno começou no Brasil no dia 21 de junho e, por mais que seja um país tropical, algumas cidades enfrentam temperaturas bem baixas durante alguns dias. Mas, o que muita gente não sabe é que os dias frios podem trazer danos bastantes severos aos cabelos. As temperaturas baixas são campeãs na desidratação da pele e, também, do couro cabeludo, o que pode ocasionar quedas de cabelo, além de fios opacos, sem brilho e quebradiços.

Para reverter esse problema ou mesmo evitá-los, a hairstylist Eliane Pavini, proprietária do salão Shampoo Eliane e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto (SP), explica que um dos principais erros é deixar de lavar os cabelos com a frequência que eles estão acostumados. Segundo ela, sem a lavagem ideal, a tendência é que os os fios fiquem sujos e tendem a cair mais facilmente, além de apresentarem menos brilho e, consequentemente, ficarem menos saudáveis. “O ideal é realizar a lavagem de acordo com cada tipo de cabelo. Fios oleosos necessitam de uma lavagem mais constante – praticamente todos os dias. Já para os fios secos, o ideal é que sejam lavados a cada dois dias”, recomenda Eliane Pavini.

Outro cuidado é na hora banho. “Água muito quente, a queridinha no inverno, é uma inimiga dos fios, principalmente para cabelos com coloração. Ela sensibiliza o couro cabeludo e pode aumentar a oleosidade, ocasionar caspa e queda, além de prejudicar o brilho”, explica. O ideal, segundo a hairstylist, é optar por uma água morna ou fria nos cabelos. “A água fria fecha a cutícula do cabelo e com isso proporciona mais brilho”. Uma dica que Eliane Pavini dá é finalizar a limpeza dos fios com água um pouco mais fria durante o banho.

Escolher o produto certo para o tipo de cabelo é outro ponto que deve ser seguido. Eliane orienta o uso de produtos de qualidade e que sejam indicados por um profissional de confiança. “Cada pessoa tem um tipo de cabelo. E a limpeza dos fios deve ser feita com produtos adequados para esse tipo de fio. Caso contrário, o resultado pode ser u cabelo pesado, sem vida, seco ou muito oleoso. Dê preferência aos produtos de condicionamento e fortalecimento, pois eles oferecem vitalidade aos fios sensibilizados”.

Secar bem os fios e nunca dormir com o cabelo molhado são dicas que não devem ser esquecidas, não apenas no inverno, mas em todas as estações do ano. “Elimine o hábito de esfregar o cabelo com a toalha após o banho para secar os fios: apenas amasse-os delicadamente com uma toalha de algodão ou até mesmo alguma camiseta velha”. Eliane Pavini orienta ainda aplicar algum finalizador ou creme nos fios antes de secá-los. “O procedimento, além de proteger os fios, ajuda a acabar com o frizz, tão comum no inverno”, alerta a hairstylist. 

Queda de cabelo

Nesta época do ano é comum a temida queda de cabelo ser mais acentuada. Por isso, é importante, segundo Eliane Pavini, usar o mínimo de condicionador possível na hora da lavagem. “Se já usa um shampoo que deixa o cabelo macio, descarte o uso do condicionador”. O uso de vitaminas (prescritas por um médico) e uma boa alimentação também ajudam a melhorar a queda. “Mas, caso o problema persista é muito importante uma consulta com um dermatologista. Só ele poderá indicar um tratamento ideal”, conclui a profissional.

Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle