Centro de Triagem é local de referência para pessoas em situação de rua

Na noite desta segunda-feira (26), o Centro de Triagem, localizado na região central da cidade, próximo à Rodoviária, atendeu 20 pessoas em situação de rua, sendo que 19 delas aceitaram o convite para pernoite no Serviço de Obras Sociais (SOS). Os números refletem uma realidade: o Centro de Triagem é local de referência para essas pessoas, que buscam ali, além de uma alimentação completa, vários serviços à disposição.


Os agentes da Secretaria da Cidadania (Secid) realizam, no Centro de Triagem, a identificação das pessoas e verificam suas necessidades mais urgentes, tais como atendimentos em saúde, saúde mental, oferecem local para um banho quente, com toalhas limpas e produtos de higiene pessoal, além de roupas para quem precisar. Também são feitos todos os esforços para que as pessoas que desejam possam reencontrar seus familiares e sejam reinseridas na sociedade, por meio de novas oportunidades de vida.


Além do Centro de Triagem, o programa “HumanizAção Inverno”, da Prefeitura de Sorocaba, continua com a busca ativa de pessoas em situação de rua em vários pontos da cidade. Na noite de segunda-feira (26), as equipes percorreram os seguintes endereços: Praça Coronel Fernando Prestes, Rua Prof. Toledo x Rua 13 de Maio, Praça Pedro de Toledo, Av. Senador Vergueiro, Rua Francisco de Queiroz x Rua Luis Silva Rodrigues, Rua Comendador Oeterer, Rua Marildo de Oliveira x Rua João Gabriel Mendes, Av. Moreira César e Rodoviária, além do próprio Centro de Triagem. Ao todo, 34 pessoas foram abordadas, sendo que 26 aceitaram o acolhimento social no SOS.


Realizam as abordagens sociais, diariamente, equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e Serviço de Obras Sociais (SOS), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.


Os munícipes também podem colaborar com esse trabalho, ligando para os telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid), sempre que souberem de locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento e cuidados. Também podem ajudar doando alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

Foto: GCM/Divulgação

Cidadania – Agência de Notícias