Fotos: Adriana Massa / Secom Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba empossou oficialmente, na tarde desta sexta-feira (23), no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, os 24 membros do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (COMTER).
O Conselho tem por finalidade identificar as necessidades e potencialidades específicas da cidade, estabelecendo diretrizes, fiscalização, controle e deliberações sobre as políticas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego, renda, além de abordar sobre qualificação e requalificação profissional.
O COMTER é composto de forma paritária, com membros 12 titulares e 12 suplentes, contando, em sua composição, com a representação do Governo Municipal, de trabalhadores e empregadores. A posse oficializada chancela a Lei nº 12.216, de 21 de agosto de 2020. O Conselho conta com um grupo de apoio, com representantes de entidades, como: ACSO; APHR; CIEE; Ciesp Sorocaba; GHR; RH em Ação; Sebrae; Senai e Sesi.
“A cada dois meses, nos reuniremos para consultar e deliberar sobre as diretrizes e prioridades de políticas públicas, realizando uma troca de experiências com essas importantes entidades que possuem conhecimento na área de geração de emprego e renda”, explica o presidente do COMTER, Jorge Afeich.
O prefeito Rodrigo Manga salientou a importância do apoio das instituições privadas nas decisões conjuntas em prol da cidade. “Juntos, nós temos feito Sorocaba crescer cada vez mais e temos ganhado respeito, não só na esfera nacional, como internacional. Por isso, a Prefeitura está de portas abertas para nossos parceiros do setor privado, em iniciativas que visem ampliar o desenvolvimento, emprego e renda em nossa cidade”, declarou o chefe do Executivo.
“O COMTER certamente trará ideias de forma organizada, com informações e embasamento de quem conhece o mercado. Isso pode contribuir, na prática, com o crescimento econômico de Sorocaba”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.
O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Sérgio Reze, membro do grupo de apoio permanente do Conselho, enaltece a importância das decisões conjuntas entre Poder Público e representantes das demais instituições. “Todas as entidades participantes podem contribuir para que Sorocaba, junto com seus administradores, possam trabalhar para que as políticas públicas possam ser desenvolvidas de forma organizada. Como temos um Conselho composto por empregadores e trabalhadores, as decisões serão pautadas de forma que beneficiem a todos”, afirmou Reze.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias