Desde o início da temporada mais fria, quando foi criado o “HumanizAção Inverno”, as equipes têm trabalhado em horário estendido, para acolher o maior número de pessoas em situação de rua, em diversos pontos da cidade. Na noite desta segunda-feira (19), o trabalho teve início às 18h30 e seguiu até 1h35 da madrugada desta terça-feira (20), quando 50 pessoas em situação de rua foram abordadas e 24 delas aceitaram receber atendimento social do SOS.
As abordagens foram feitas na Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Av. Senador Vergueiro, Praça Pedro de Toledo, Av. Moreira Cesar, Rodoviária e no Centro de Triagem.
No SOS Sorocaba, as pessoas acolhidas recebem refeição completa, abrigo para dormir, banho e roupas limpas. Mas o objetivo final é que essas pessoas sejam tratadas com dignidade e tenham a oportunidade de reintegração social. O contato com a família contribui para isso e é realizado sempre que possível e a pessoa tem esse desejo.
As abordagens sociais são realizadas em operação integrada da Prefeitura de Sorocaba, com a participação da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e Serviço de Obras Sociais (SOS), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
A população também pode colaborar, ligando para os telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid) e informando os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados. Também é possível contribuir, doando alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Segurança – Agência de Notícias