A Prefeitura de Sorocaba deu início na terça-feira (1º de dezembro) à capacitação de funcionários que atuam na Casa do Turista para trabalharem com um roteiro que envolve os parques da cidade. A iniciativa é da Divisão de Fomento ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e está sendo realizada por meio de uma parceria com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). Já foram realizadas visitas técnicas nos parques Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
O objetivo da capacitação é qualificar ainda mais o atendimento realizado na Casa do Turista e passar aos funcionários as características e detalhes de funcionamento e história dos parques administrados pela Sema, para melhor atender a demanda de turistas que buscam atrações ao ar livre.
No Parque da Biquinha, por exemplo, a educadora da Sema, Cristiane Crispim, fez uma visita monitorada com o grupo, mostrando vários atrativos do espaço ecológico, como o Bosque dos Passarinhos, o Mirante e o Bosque das Tipuanas, além de característica e a história do local. “Aqui normalmente entre setembro e outubro as tipuanas florescem e este espaço ganha um tapete lindo todo amarelo, que as pessoas adoram fotografar”, conta Cristiane.
O grupo também percorreu a Trilha das Pedras e a Trilha das Borboletas. Esta última é um trecho onde as pessoas conseguem ver diferentes espécies de borboletas principalmente pela manhã e no final da tarde. A equipe de Educação Ambiental também apresentou algumas espécies de árvores do parque, como um pau-brasil, que normalmente é apresentado em visitas monitoradas, e a nascente que dá nome ao parque.
Para a funcionária da Sedettur, Elaine Bueno, a capacitação foi bem interessante. “Apesar de já conhecer os parques eu não fazia ideia dos atrativos que eles possuem. No Parque da Água Vermelha, por exemplo, tem a questão da acessibilidade e isso agrega muito em nosso trabalho, porque quando um turista chegar em nossa unidade e tiver alguém com deficiência, podemos indicar o parque. Estamos aprendendo para informar melhor as pessoas que nos procuram”, conclui.
A programação da capacitação continua até a próxima segunda-feira (7). Na quinta-feira (3), às 9h, a capacitação ocorrerá no Parque Natural “Chico Mendes”. Já na sexta-feira (4), também às 9h, o grupo irá até o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Já na manhã da próxima segunda-feira o encontro ocorrerá na Casa do Turista para apresentar o Parque Natural Ouro Fino e o Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”.
A Divisão de Fomento ao Turismo encontra-se subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo desde janeiro de 2019 e vem realizando todos os esforços para o desenvolvimento da atividade turística da cidade.
A Casa do Turista é o centro de recepção de visitantes da cidade e se encontra na Rua Ana Monteiro de Carvalho, travessa de uma das principais vias e entradas da cidade, a avenida Dom Aguirre. Projetada para ser um local de boas vindas e acolhida, a Casa do Turista passa por ajustes finais e conta com um espaço amplo e com uma identidade visual totalmente renovada, identificando os principais atrativos da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-2043 ou pelo e-mail turismo@sorocaba.sp.gov.br.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias