O programa “HumanizAção Inverno” esteve em 10 diferentes pontos da cidade na noite desta quarta-feria (7) e das 33 pessoas em situação de rua que foram abordadas pelas equipes especializadas, 22 aceitaram receber atendimento social no Serviço de Obras Sociais (SOS).
A operação foi realizada pela Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
As equipes estiveram na Praça Coronel Fernando Prestes, Rodoviária, Praça Pedro de Toledo, Centro de Triagem, Av. Vergueiro, Av. Pereira Inácio, Rua Oswaldo Cruz, UBS Jardim Rodrigo, Terminal São Paulo e Rua Imperatriz Leopoldina.
As pessoas encaminhadas ao SOS têm acesso a abrigo noturno, banho, alimentação e roupas limpas. Além disso, o programa busca promover a reinserção delas à sociedade. Com esse objetivo, são tomadas providências, como a emissão da 2ª via de documentos, a orientação para a busca de trabalho, é dado acesso aos cuidados em saúde e, também, a oportunidade de reencontro com a família, sempre que isso é possível e desejado pela pessoa.
Uma maneira de contribuir com a ação é por meio da doação de alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores, para serem destinados àqueles que necessitam. Para colaborar, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Quem souber de pessoas em situação de rua que necessitam de cuidados e acolhimento também pode entrar em contato, pelos seguintes telefones: (15) 3229-0777 (SOS), (15) 3212-6900 (Secid) e 153 (GCM), para que elas sejam devidamente atendidas.
Fotos: GCM/Divulgação
Saúde – Agência de Notícias