As direções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e da Votorantim Energia estiveram reunidas, nesta terça-feira (06), no Centro Administrativo do Saae/Sorocaba, para dar sequência ao acompanhamento de ações de monitoramento do nível da represa de Itupararanga e da vazão de água para o Rio Sorocaba. Durante o encontro, foi destacado, também, que é fundamental a colaboração da população quanto ao uso consciente da água, para a garantia do abastecimento da cidade.
Participaram da reunião, o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; o diretor de produção da autarquia, Reginaldo Schiavi; o diretor operacional de água, Rodolfo Barboza; o gerente de planejamento da Votorantim Energia, Jorge Lopez; o promotor de Justiça e representante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo Tietê/Sorocaba, Antônio Domingues Farto Neto; a vereadora de Sorocaba Iara Bernardi; o vereador de Votorantim José Claudio Pereira (Zelão); o vereador de Ibiúna Armelino Moreira Junior; representando a APA Itupararanga, Ildeia Maria de Souza; e o vice-presidente do Condema – Ibiúna, Marcelo Zambardino.
A represa de Itupararanga abastece 85% da cidade de Sorocaba com água bruta, que percorre 15 quilômetros de adutoras, da Serra de São Francisco até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado. “Estamos sempre atentos ao nível da represa, com maior destaque ao período atual do ano, devido à previsão de estiagem, com a possibilidade de baixa quantidade de chuvas”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.
O diretor de produção da autarquia, Reginaldo Schiavi, e o diretor operacional de água, Rodolfo Barboza, consideram determinante a manutenção do volume de água para o Rio Sorocaba. Isso porque, o Saae/Sorocaba concluiu as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, que opera em fase final de testes e, em breve, terá capacidade inicial de produzir 750 litros de água tratada por segundo, captados diretamente do Rio Sorocaba.
“Essa ação é importante, porque o Saae, captando água do Rio Sorocaba, agora tem meios de suprir a demanda em pontos da cidade que, no passado, foram prejudicados pela drástica redução dos mananciais que existem no município”, destaca ao diretor-geral do Saae/Sorocaba.
Nas últimas reuniões, ficou estabelecido exatamente que a Votorantim Energia e o Saae/Sorocaba intensificariam a atuação conjunta de acompanhamento do nível de Itupararanga.
“A parceria que temos com o Saae é de extrema importância estratégica para os usos múltiplos do reservatório. O volume de água bruta que é destinado para Sorocaba vai ser mantido. Desde dezembro, estamos operando com uma reduzida produção de energia e assegurando uma vazão de seis metros cúbicos, por segundo, de água para o Rio Sorocaba”, enfatiza o gerente de planejamento da Votorantim Energia, Jorge Lopez
Uso consciente de água
O Saae/Sorocaba tem garantido o abastecimento da cidade, mas a colaboração de todos os usuários quanto ao consumo consciente da água é fundamental. Nesse sentido, a autarquia lançou, no fim de maio, uma campanha informativa e de conscientização aos munícipes.
“O Saae tem trabalhado de forma preventiva com campanhas informativas, destacando sempre que o munícipe é um importante aliado. Pedimos o apoio da população para que contribua com essa iniciativa, embora a economia de água seja um ato que deva ser praticado o ano todo”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.
Informações sobre a companha de uso consciente da água, incluindo o folheto explicativo, pode ser acessado pelo link https://www.saaesorocaba.com.br/saae-sorocaba-orienta-usuarios-sobre-consumo-consciente-de-agua/ e pelas redes sociais do Saae/Sorocaba (@saaesorocabasp) e da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).
Saae – Agência de Notícias