Sorocaba é finalista na área de Educação do “Prêmio Prática Inspiradora”

Durante a 8ª live do programa Parcerias Municipais, realizada nesta quinta-feira (1), pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR), Sorocaba foi anunciada como finalista na área de Educação do “Prêmio Prática Inspiradora”, no desafio “Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I”, com a prática “Orçamento Participativo nas Escolas”.

O projeto foi realizado entre os estudantes de escolas municipais selecionadas por meio do programa “Participa Sorocaba”, em 2018 e 2019. Os alunos receberam autonomia para gerir os recursos destinados às melhorias e investimentos nas escolas. Eles participaram ativamente do processo de escolha, discussão, das plenárias e a eleição fez com que a comunidade toda se mobilizasse ativamente.

No último dia 11 de junho, houve uma entrevista, com o objetivo de conhecer melhor a experiência e analisar as evidências coletadas para o detalhamento das boas práticas. Feita remotamente, a entrevista foi conduzida por dois representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional e contou com a participação da representante municipal junto ao programa Parcerias Municipais, a coordenadora do Centro de Aceleração de Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa; e dos desenvolvedores do projeto, Franciele Alves, da Secretaria da Cidadania (Secid); e Jefferson Carvalho, da Secretaria da Educação (Sedu), representando as equipes sorocabanas envolvidas na ação escolhida.

Posteriormente, a prática passou por criteriosa seleção e análises qualitativa e quantitativa dos quesitos de Resultado, Replicabilidade e Caráter Inovador. Foram selecionadas como finalistas 32 práticas, de 24 municípios, e foram indicados, no mesmo desafio “Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I”, os municípios de Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Tarumã, Jaguariuna, Taguaí e Suzano, além de Sorocaba.

Dos 645 municípios paulistas, Sorocaba foi um dos 620 que aderiram ao programa. Destes, 472 elaboraram 10.275 ações para trabalhar os desafios propostos. Apenas oito municípios serão premiados nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Socioeconômica, levando em conta cada um dos quesitos.

A premiação acontece em agosto, ainda sem data definida, e os premiados serão divulgados em evento no Palácio dos Bandeirantes. A premiação corresponde a convênios pelo Governo do Estado de até R$ 350 mil para cada projeto vencedor.

Sobre o programa Parcerias Municipais

Criado em 2019, pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, o Parcerias Municipais disponibiliza ferramentas para os 645 municípios do Estado de São Paulo programarem ações e melhorias de políticas públicas voltadas à Educação, Saúde, Segurança e Emprego e Renda.

Os gestores municipais têm à disposição, por meio do programa, experiências e boas práticas realizadas em todo o globo. Oferece informações relevantes para a tomada das melhores decisões em políticas públicas.

Também oferece suporte com programas de governo, ferramentas de apoio ao planejamento e gestão, além de corpo técnico, indicadores, ações e tutoriais indispensáveis para quem está pensando o período pós-pandemia.

Cidadania – Agência de Notícias