Sorocaba celebra o Dia Internacional de Combate às Drogas com dados e ações positivos

Neste sábado (26), é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas, com o objetivo de conscientizar a respeito dos problemas causados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU, em 1987.

A atual Gestão Pública Municipal tem dado foco ao assunto, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), em que foi, inclusive, reativado o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, que estava inativa há anos.

Por meio de ações da Coordenadoria de Políticas de Combate às Drogas, a Prefeitura de Sorocaba já desativou 53 pontos de consumo coletivo de drogas, conhecidos como minicracolândias, com o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM). Também ampliou o número de vagas, de 35 para 53, para tratamento de dependentes químicos em entidade conveniada com a Prefeitura de Sorocaba, para a recuperação e reabilitação dessas pessoas, no caso o Grupo de Combate à Droga e Álcool Santo Antonio (Grasa).

Durante o programa “HumanizAção”, que realiza abordagens sociais a pessoas em situação de rua, incluindo dependentes químicos, fez centenas de encaminhamentos desses aos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

O controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia, enfatiza que todas as ações são feitas, de forma integrada, pela Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar (PM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes. “Com a implantação do programa HumanizAção, no começo deste ano, fizemos estudos, várias reuniões e entendemos que era necessária uma ação conjunta entre várias secretarias e entidades para entrar, principalmente, no Centro de Sorocaba e fazer uma abordagem social específica, pelo montante de pessoas que ali habitavam em situação de rua. Percebíamos que havia um fluxo de aproximadamente 200 pessoas na região. Então, para cada pessoa, em sua diversidade problemática, houve uma abordagem social específica, para chegarmos ao atual resultado positivo”, destaca.

E, no último dia 21, Sorocaba sediou, pela primeira vez, o Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, organizado pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura, que contou com ministro da Cidadania, João Roma; do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior; do secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, entre outras autoridades políticas municipais, estaduais e federais.

O prefeito Rodrigo Manga também foi escolhido como vice-presidente de Políticas sobre Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em 2021. “Sorocaba, desde o início deste ano, tem feito todos os esforços para enfrentar a questão das drogas da maneira mais adequada, como as abordagens sociais a pessoas com problema de dependência química e que estão em situação de rua, além das intervenções nas minicracolândias. Por isso, é fundamental essa parceria com o Ministério da Cidadania”, destacou o prefeito, durante o fórum.

“Uma característica do programa HumanizAção é a velocidade de resposta das nossas ações. E, em tão pouco tempo, esse conjunto de ações indica que Sorocaba está no caminho certo para vencer esse grande mal que destrói famílias e ameaça, tanto a segurança, quanto a saúde pública”, aponta Marcos Mariano, coordenador de Políticas de Combate às Drogas da Prefeitura de Sorocaba e especialista em segurança pública com Direitos Humanos.

“A medida de reativar o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas vai garantir o reconhecimento às ações públicas adotadas e a possibilidade de pleitear recursos financeiros federais para investimentos na área. Em paralelo, promover ações que dão suporte à melhoria da qualidade de vida, principalmente dos que mais necessitam, o que é um dos principais propósitos da atual gestão da Prefeitura de Sorocaba”, conclui Mariano.


 

Cidadania – Agência de Notícias