A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Instituto de Administração (FIA), realizou, nesta quarta-feira (16), um Workshop de Formatação de Roteiros Turísticos com empresários do segmento.
Prestigiaram a iniciativa representantes de 24 estabelecimentos prestadores de serviços turísticos, tais como: hotéis, restaurantes, agências de viagens, cervejarias artesanais e propriedades rurais, que inicialmente tiveram a oportunidade de compreender a estratégia de roteirização, como forma de ampliação do atendimento focado no turista.
“Para que sejam potencializados os resultados positivos, esses estabelecimentos entenderam a importância da integração dos atores desta cadeia”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.
O consultor Luis Bramante conduziu os participantes, durante o encontro, a pensarem em possíveis roteiros, de acordo com os atrativos turísticos selecionados pelo grupo. Para tanto, os participantes construíram três propostas de roteiros para a cidade, compreendendo, também, a região. Após a criação, os empreendedores passaram a pensar na precificação dos roteiros, bem como na necessidade de sua validação, fatores determinantes para a consolidação das propostas e foram incentivados a definir os próximos passos para a efetivação e posterior divulgação desses roteiros.
“É muito importante que o Poder Público, hoje por meio da Divisão de Fomento ao Turismo da Sedettur, dê liberdade e apoie esta ação, para que possamos trabalhar a formatação de produtos turísticos que possibilitem o desenvolvimento local e regional”, destacou o secretário Coivo.
“Ações, como essa, em parceria com o Sebrae, possibilitam uma visão sistêmica em rede, em que todos os atores podem compartilhar seus conhecimentos e vivências para aplicar diretrizes do desenvolvimento de forma endógena”, disse o diretor de área da Sedettur, Fernando Marques. “Vale ressaltar a fala do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que recentemente, em entrevista, disse que a busca pelo turismo de natureza será, um dia, um dos principais atrativos do Brasil, setor que apresenta grande potencial a ser desenvolvido na cidade de Sorocaba”, concluiu Marques.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias