O conceito parece ter sido tirado de algum filme de ficção científica: máquinas que devoram lixo e limpam regiões inteiras quase que magicamente.
Pois é, a ideia à primeira vista mirabolante se tornou realidade graças ao inventor John Kellett, de Baltimore (EUA), que desenvolveu o projeto ‘Mr. Trash Wheel‘ (Sr. Roda de Lixo, em tradução livre), uma série de máquinas que devoram lixo que iria para o rio Jones Falls.
Os equipamentos ficam instalados em posições estratégicas para evitar que resíduos caiam no Inner Harbor, um porto da cidade de Baltimore que abriga um centro de ciências com planetário, observatório e um grande aquário, com tartarugas gigantes, golfinhos e enguias elétricas.
John se aposentou há alguns anos depois de trabalhar uma vida no Museu dos Navios Históricos de Baltimore, onde também foi diretor.
Em 2008, ele teve a ideia de criar o “comedor de lixo” após ver que uma chuva estava levando um “rio de lixo” para o porto. “Eu fiz algumas pesquisas para ver se havia algo para resolver esse problema, e não encontrei nada”, contou o inventor.
Assim, John desenvolveu uma solução com um princípio super simples: unir uma roda d’água com uma enfardadeira de feno, o que resultou em uma bugiganga enorme, com 15 metros de comprimento e mais de 45 toneladas.
A máquina funciona com a ajuda das correntes aquáticas, que movimentam os moinhos e aciona uma esteira transportadora parecida com um rastelo. Ele recolhe latas, sacolas plásticas, placas de isopor, bitucas de cigarro e outros detritos facilmente.
Por fim, duas boias enormes canalizam o lixo para dentro da “boca” do Mr. Trash Wheel, onde há uma lixeira flutuante esvaziada semanalmente por uma equipe de voluntários.
Quem vê de longe, acha que a máquina está navegando pelo rio, mas na realidade ela está sempre parada. Caso a correnteza não seja forte o suficiente para mover os moinhos, a máquina também conta com painéis solares e baterias.
Nos últimos dez anos, estima-se que o Mr. Trash Wheel já tenha ‘devorado’ mais de 1.300 toneladas de lixo que iria diretamente para o rio Jones Falls.
Saiba mais assistindo ao vídeo:
Fonte: Daily Mail
Fotos: Mr. Trash Wheel
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar