Sorocaba poderá contar, em breve, com uma escola pública de Música e Arte. As tratativas e o anúncio desse projeto foram feitos pelo prefeito Rodrigo Manga, durante uma reunião em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal, na tarde desta quarta-feira (16).
Participaram da reunião os secretários da Cultura, Luiz Antônio Zamuner (Secult), de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão (Serim), o vereador Vinicius Aith, o maestro da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi/Senai, Vitor Canassa, o diretor do Senai Sorocaba, Jocilei Oliveira, o diretor do Centro de Atividades do Sesi, Júlio César de Souza Martins, e a coordenadora de atividades pedagógicas do Senai Sorocaba, Silvana Cristina Ribeiro Moreira Farrapo.
De acordo com o prefeito, o objetivo é valorizar a cultura no município, além de levá-la até os bairros mais distantes, onde as pessoas hoje não conseguem ter fácil acesso à arte. “Estamos formando essa forte parceria com o Sesi/Senai, que foi intermediada pelo vereador Vinicius Aith, e vamos atrás da iniciativa privada para providenciar a instalação dessa escola em Sorocaba”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
O vereador Vinicius Aith ressaltou a importância da cultura para a cidade e a abertura da Prefeitura de Sorocaba para que a escola possa ser criada. “Acredito muito na parceria do poder público com as instituições, como o Sesi/Senai, assim como com as empresas privadas, que, com certeza, se interessarão por esse projeto tão importante e que trará benefícios ao sorocabano, principalmente às crianças e aos adolescentes,” afirma.
Os diretores do Sesi/Senai, Jocilei e Júlio César, junto do Poder Público, já iniciarão as análises de possíveis locais estratégicos em Sorocaba, onde possa funcionar a Escola de Música e Arte, atendendo a maior quantidade de pessoas possível. “Também queremos que essa escola seja itinerante, podendo ser levada aos bairros mais distantes, dando acesso à cultura a todos os sorocabanos”, concluiu o prefeito Rodrigo Manga.