Teve início, nesta segunda-feira (14), a exposição itinerante “Um Mundo sem Trabalho Infantil”, que acaba de chegar ao andar Térreo do Paço Municipal de Sorocaba.
A mostra, aberta ao público, busca sensibilizar os visitantes sobre esse tema tão importante à sociedade. A exposição foi trazida ao Paço por iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), da Coordenadoria da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Reúne textos e fotos que registram a problemática da exploração do trabalho de crianças e adolescentes no país.
A estimativa apresentada é de que, no Brasil, cerca de três milhões de crianças e adolescentes trabalhem de forma ilegal, o que tende a ocasionar baixo rendimento escolar, prejuízos ao desenvolvimento físico, intelectual e emocional, dentre outros malefícios para os envolvidos.
“A exposição acontece pela segunda vez no município. A ideia é que esse assunto seja tratado sempre com relevância, para que a cidade avance em políticas públicas na área, com o objetivo de erradicar essa mazela”, afirma Angélica Cardoso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Essa é apenas uma das iniciativas voltadas ao enfrentamento da situação em Sorocaba.
“O CMDCA, por meio do Funcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), custeia oito projetos nesse âmbito, só neste ano de 2021, e está abrindo um edital, agora neste mês de junho, para ações de combate ao trabalho infantil, com verba de R$ 500 mil. É um projeto que abrange abordagens sociais às crianças e adolescentes que estão nas ruas, envolvendo a rede de proteção às famílias, além da inserção desse público em programas de convivência e fortalecimento de vínculos. Inclui, ainda, parcerias com empresas qualificadoras para futura inserção no mercado de trabalho, por meio do programa Jovem Aprendiz”, descreve Angélica.
A exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil” pode ser vista até o dia 21/06, no andar Térreo do Paço Municipal de Sorocaba, que fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias