Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas é lançada na Semana do Meio Ambiente de Sorocaba


A Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas 2021, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), foi lançada, na manhã desta sexta-feira (11), no estacionamento da sede da Sema. A solenidade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Sorocaba, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).


O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, secretários municipais, representantes do Corpo de Bombeiros, Fazenda Nacional de Ipanema (Flona), Defesa Civil e Polícia Militar Ambiental, além de servidores de secretarias da Prefeitura de Sorocaba, Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).


Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto, falou da importância da campanha e apresentou as ações de conscientização que serão realizadas pela Sema, entre junho e outubro deste ano. “O nosso objetivo, com essa campanha, é alertar a população sobre os riscos das queimadas à saúde pública e ao meio ambiente, além de contribuir para o combate das ocorrências em nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Segurança Urbana (Sesu), Coronel Vitor Gusmão, que também já atuou no Corpo de Bombeiros, falou sobre a importância de trabalhar na prevenção às queimadas, com informações e orientações à população sobre os inúmeros problemas ocasionados por essa atitude. “Fogo na beira da estrada gera uma fumaça opaca, deixando os motoristas sem visibilidade, o que pode ocasionar acidentes graves. Por isso, as pessoas têm que se conscientizar que aquela bituca de cigarro que é jogada na via é um risco grande à vida das pessoas”, reforçou.


As queimadas costumam se agravar nesta época do ano, durante o período de estiagem, quando o tempo fica mais seco e, consequentemente, tornam-se mais fácil de ocorrer os focos de incêndios.


O comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba, Capitão PM Kleber do Vale, em sua fala, destacou a importância da campanha da Sema. “É muito importante esse trabalho educativo, porque ele age na prevenção e isso tem reflexo direto no atendimento de ocorrências de incêndio”, declara. A média de atendimento do Corpo de Bombeiros, em época de estiagem, é de 10 a 12 ocorrências de queimadas, por dia. “Isso sobrecarrega o serviço e essas viaturas poderiam atender ocorrências de maior urgência”, completou.


Já, o chefe do Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio Iperó, Luciano Regalado, falou sobre o trabalho realizado pela Flona no combate aos incêndios florestais. “A Floresta Nacional de Ipanema foi adquirindo, ao longo dos seus 29 anos de existência, uma expertise de conhecimento nessa área. Hoje, a Flona tem pessoas capacitadas no assunto, promovendo treinamentos em outros municípios e estados”, enfatizou.


O ato ainda contou com apresentação da Campanha de Combate às Queimadas do Corpo de Bombeiros, com exposição do caminhão-bomba e equipamentos utilizados pela Corporação; a Brigada de Incêndio da Flona e uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região, dentre as que mais sofrem com os incêndios.


Para atuar na sensibilização das pessoas, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas 2021 contará com a utilização de busdoor em 25 ônibus do sistema de transporte público de Sorocaba, 20 faixas instaladas nas principais vias da cidade e centenas de cartazes informativos, que serão colocados em prédios públicos. Além disso, tão logo a situação da pandemia da Covid-19 permita, serão realizadas ações educativas que envolvam a exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região e bate-papo com a comunidade.


Problemas ocasionados pelas queimadas


As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.


Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.


Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao incêndio. Já, as denúncias para que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realize fiscalização devem ser feitas pelo telefone 156; pelo WhatsApp: (15) 99129-2426, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal oficial da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. A prática é criminosa e a multa pode ultrapassar R$ 3.030,00, conforme a Lei Municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.


Meio Ambiente – Agência de Notícias